O Rei Mais Formoso

Meditação do dia: 24/11/2025

“O senhor, ó rei, é o mais formoso dos filhos dos homens; a graça se extravasou nos seus lábios; por isso, Deus o abençoou para sempre.” (Sl 45.1)

O Rei Mais Formoso – Estamos diante de uma preciosidade profética messiânica. O salmista se refere ao Messias, ou o nosso Senhor Jesus Cristo. As revelações divinas sobre a pessoa, a obra e a sua vinda ao mundo foram dadas gradativamente e de progressiva, à medida que mais o tempo de abreviava, maiores eram as especificações até chegarmos a Belém, no dia do nascimento, lá naquele estábulo. Aqui aparece a descrição de alguém formoso, cheio de graça e com a bênçãos nos lábios para ensinar e abençoado para sempre. As profecias messiânicas aparecem descrevendo aspectos da vida e do ministério de Jesus, que foram sendo evidenciadas e serviam de confirmação para que no devido tempo ele pudesse ser identificado e aceito ou acolhido pela raça humana, mas também com a devida margem de rejeição que sua missão provocaria no mundo espiritual e alimentado pela religiosidade desvirtuada, produziria, o que de fato vimos nos dias de Jesus ali entre os líderes religiosos. Fisicamente, o Messias foi descrito por Isaías como alguém sem uma aparência chamativa e que o diferenciava dos demais. “Porque foi subindo como um renovo diante dele e como raiz de uma terra seca. Não tinha boa aparência nem formosura; olhamos para ele, mas não havia nenhuma beleza que nos agradasse” (Is 53.2). muitas destas descrições elogiosas que o apresenta como formoso, cobiçado, distinto e muito amado, se referem a seu caráter e seu ministério perfeito, ao se oferecer como sacrifício único em favor de todos e para sempre, sem precisar de repetição. Para quem conhece Jesus, sabe que ele é inigualável e distinto em tudo e em qualquer comparação que se fizer sobre ele. podemos ver tudo isso nas descrições poéticas e cantadas por Salomão no livro de Cantares, onde ele é o amado da nossa alma. Também sabemos que da forma como fomos criados por Deus, a pessoa verdadeira e principal, não é o corpo físico e suas qualidades, mas a pessoa é um espírito que possui uma alma e habita num corpo. Com todo o sistema humano corrompido pelo pecado, não é de admirar que se aprecie tanto o sensorial, o visível e o material em detrimento de todo o verdadeiro e real conteúdo eterno e transcendental. Também não é sem sentido, que só podemos conhecer a Deus e à verdades espiritual por meio de revelação divina, “Ninguém jamais viu Deus; o Deus unigênito, que está junto do Pai, é quem o revelou” (Jo 1.18). Sem essa prerrogativa, o máximo que se consegue é informação, e ela já pode vir toda deformada pelos filtros humanos depravados pelo pecado. O que você conhece de Jesus, esse rei formoso?

Senhor, obrigado por revelar seu filho aos nossos corações. Obrigado por nos dar tão grande salvação e sermos acolhidos na pessoa de seu filho Jesus, nele podemos confiar e estamos seguros. Agora que o conhecemos, queremos crescer nesse conhecimento e agradá-lo em tudo e o máximo que nos for possível com a tua ajuda. Oramos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário