Meditação do dia: 02/12/2025
“O senhor, ó rei, é o mais formoso dos filhos dos homens; a graça se extravasou nos seus lábios; por isso, Deus o abençoou para sempre.” (Sl 45.2)
Para Deus é Questão de Honra – O relacionamento entre a trindade é perfeito e maravilhoso por natureza, seres perfeitos no mais estrito ou amplo sentido desta palavra; eles interagem em harmonia e solidariedade. Palavras humanas, por mais bem colocadas, não traduzem com certeza a integridade de tudo o que aquilo significa. Quando Jesus fez a oração pelos seus discípulos, que chamamos de oração sacerdotal em João 17, ele reafirmou essa idéia que estamos citando aqui nessa meditação. “²⁰Não peço somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por meio da palavra que eles falarem, ²¹a fim de que todos sejam um. E como tu, ó Pai, estás em mim e eu em ti, também eles estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. ²²Eu lhes transmiti a glória que me deste, para que sejam um, como nós o somos; ²³eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim” (Jo 17.20-23). Uma boa idéia é ficar quieto, em solitude completa, diante do Senhor, em contemplação absoluta, até receber alguma revelação do Espirito Santo, sobre isso, senão, tudo não vai passar de filosofar sobre profundidade, quando nossa mente não vai nada mais fundo do que a profundidade de um prato. Paulo, que alcançou pela bondade de Deus uma grande revelação da redenção, escreveu aos filipenses, o que entendemos como algo grande, muito grande: “⁹Por isso também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, ¹⁰para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, ¹¹e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai” (Fp 2.9-11). Quando afirmamos que para Deus Pai, é uma questão de honra, elevar o nome de Jesus, não é algo posicional ou poético, mas é algo transcendental, profundo e de uma sabedoria que é preciso mais do que imaginação para chegar a compreensão plena. Não se o quanto vocês já investiram na compreensão daquela oração de Paulo aos cristãos de Éfeso – vale a pena gastar tempo e esfolar joelhos até a luz brilhar: “¹⁸Peço que ele ilumine os olhos do coração de vocês, para que saibam qual é a esperança da vocação de vocês, qual é a riqueza da glória da sua herança nos santos ¹⁹e qual é a suprema grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder. ²⁰Ele exerceu esse poder em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nas regiões celestiais, ²¹acima de todo principado, potestade, poder, domínio e de todo nome que se possa mencionar, não só no presente século, mas também no vindouro. ²²E sujeitou todas as coisas debaixo dos pés de Cristo e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, ²³a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas” (Ef 1.18-23). Que a glória do Senhor se manifeste sobre nós. nossa oração hoje sejam as palavras de Paulo aos Romanos 11.33-36.
“³³Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão inexplicáveis são os seus juízos, e quão insondáveis são os seus caminhos! ³⁴”Pois quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? ³⁵Ou quem primeiro deu alguma coisa a Deus para que isso lhe seja restituído?” ³⁶Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre. Amém!”
Pr Jason