Cavalgar Majestoso

Meditação do dia: 06/12/2025

“E nessa majestade cavalgue vitoriosamente, pela causa da verdade e da justiça; e a sua mão direita lhe ensinará proezas.” (Sl 45.4)

Cavalgar Majestoso Podemos pensar na soberania de Deus sobre os homens e sobre todo e qualquer tipo de poder e autoridade e assim, ele sempre será vitorioso e sua majestade não será ofuscada e nem diminuída. O que não faltam são declarações sobre a grandeza da majestade divina e isso é ponto pacífico para nós que somos adoradores e contemplamos com admiração e alegria tudo o que Deus faz. Seu governo é bom e justo e suas leis são retas, equilibradas e são verdadeiras proteções para guardar a vida e os propósitos em favor dos que lhe temem e guardam a sua Palavra. Como vemos nas Escrituras, especialmente no Velho Testamento, por necessidade o povo de Deus teve que combater e conquistar territórios e depois mantê-los, porque a promessa era deles. Figuradamente isso alude as conquistas espirituais que a redenção traz aos filhos de Deus, batalhamos contra o pecado e todas as hostes do mal que fazem oposição a nossa alma. “O cavalo é preparado para o dia da batalha, mas a vitória vem do Senhor” (Pv 21.31). podemos conectar esse ensinamento de Provérbios, sobre preparação, equipamentos e aptidões, a verdades sobre a fé, que temos de que independente dos nossos recursos, as vitórias serão conquistadas pelo Senhor nosso Deus. “Uns confiam em carros de guerra,

  e outros, em seus cavalos; nós, porém, invocaremos o nome do Senhor, nosso Deus” (Sl 20.7). Nossa confiança está no Senhor, é ele que nos dá vitórias e mesmo que isso não anula as preparações e a contrapartida humana, porque o conflito também é em bases humanas, físicas e materiais, tendo ou servindo de pano de fundo para as armações das forças do mal. No livro do Apocalipse, Jesus aparece também como um cavaleiro, aquele do cavalo branco –  “Vi, então, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro tinha um arco, e foi-lhe dada uma coroa. E ele saiu vencendo e para vencer” (Ap 6.2). ali se trata das ações finais do processo da redenção, sendo levado aos mais extremos confins do universo criado, porque tudo deverá ser restaurado ao estado original e somente Jesus tem poder e autoridade para fazer tamanho trabalho. Toda a sua demanda é por justiça, retidão e afirmação da soberania divina sobre suas obras. Não podemos imaginar um reino que não será jamais derrotado, nem mudará de soberania e que abrangerá toda a dimensão da criação divina, que chegou a esse nível sem uma grande batalha. Foram muitas e grandes batalhas e os aliados de Deus, que compõem suas legiões foram redimidos, perdoados, transformados em vencedores e por amor a uma causa que muito lhes beneficiaram, renderam-se ao comando do seu soberano. As pequenas vitórias que alcançamos pela fé em Cristo e pelo poder da Palavra de Deus, são preparações para muita coisa maior que ainda teremos pela frente. Em Cristo, somos mais do que vencedores. Amém.

Senhor, obrigado por nos chamar para fazer parte de algo grande, maior do que nós mesmo e tão eterno quando o Senhor nosso Deus. Cremos e pela nossa fé na tua capacidade de governar todas as coisas, nos rendemos ao teu comando e aceitamos fazer parte do teu grande exército e prevaleceremos, batalha após batalha até a vitória final. Oramos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário