Meditação do dia: 15/12/2025
“O senhor, ó rei, ama a justiça e odeia a iniquidade; por isso, Deus, o seu Deus, o ungiu com o óleo de alegria, como a nenhum dos seus companheiros” (Sl 45.7)
Acima dos Companheiros – Paradigma é algo recorrente na vida; eles existem e estão aí para serem quebrados, superados e em alguns casos vaporizados impiedosamente; outros persistem e duram muito tempo. Sabe do que estamos falando? “Paradigma é um conceito das ciências e da epistemologia que define um exemplo típico ou modelo de algo. É a representação de um padrão a ser seguido.” Simplificando: Algo é feito de certa forma ou em certo tempo e aquilo é definido como o padrão. Alguém aparece e faz melhor, mais rápido e estabelece um novo paradigma. Um bom exemplo disso sãos os recordes dos jogos e competições esportivas como os jogos olímpicos. Aqui aparece Jesus, como o Messias prometido, ungido como a mais ninguém, superando todos os seus companheiros, que podemos alistar os profetas, sacerdotes, apóstolos e quem mais quiser entrar na fila, claro, todos atrás dele; ninguém é igual a Jesus. A superioridade de Cristo é um conceito teológico que o apresenta como superior aos anjos e a qualquer outra criação, pois é o Filho de Deus, o agente da criação e o Sumo Sacerdote eterno. Sua superioridade é evidenciada por sua origem divina, sua vida sem pecado, seu sacrifício expiatório e sua ressurreição, o que o torna a chave para a salvação e um mediador entre Deus e a humanidade. Ele é superior aos anjos: “³O Filho, que é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela sua palavra poderosa, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, ⁴tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles” (Hb 1.3,4). Jesus é superior a Moisés: “³No entanto, assim como aquele que edifica uma casa tem maior honra do que a casa em si, também Jesus tem sido considerado digno de maior glória do que Moisés. ⁴Pois toda casa é edificada por alguém, mas aquele que edificou todas as coisas é Deus. ⁵E Moisés foi fiel, em toda a casa de Deus, como servo, para testemunho das coisas que haviam de ser anunciadas. ⁶Cristo, porém, como Filho, é fiel em sua casa. Esta casa somos nós, se guardarmos firme a ousadia e a exultação da esperança” (Hb 3.3-6). Jesus é muito superior aos sacerdotes humanos que ministraram no passado. “¹⁴Tendo, pois, Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que adentrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. ¹⁵Porque não temos sumo sacerdote que não possa se compadecer das nossas fraquezas; pelo contrário, ele foi tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. ¹⁶Portanto, aproximemo-nos do trono da graça com confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça para ajuda em momento oportuno” (Hb 4.14-16). Certamente, Jesus é incomparável e por isso recebeu unção e autoridade que a mais ninguém poderia ser dada. Isso só engrandece a obra feita em nossas vidas.
Senhor, obrigado por tamanho redenção operada por alguém infinitamente superior a tudo e a todos. somos gratos e o honramos com a nossa fé, declarando com os nossos lábios o louvor que lhe é devido e o reverenciamos, nos prostramos e submetemos de boa e livre vontade, o declarando como Senhor de nossas vidas, hoje e eternamente, amém.
Pr Jason