Meditação do dia: 17/12/2025
“Filhas de reis se encontram entre as suas damas de honra; à sua direita está a rainha enfeitada com ouro finíssimo de Ofir” (Sl 45.9)
Filhas de Reis e Damas de Honra – Nosso salmo é profético, messiânico e apresenta muitos e bons aspectos da pessoa e da obra do Messias dos israelitas e do para nós é nosso Senhor Jesus Cristo. Eles embora vissem nele um rei poderoso e vencedor sobre os demais reis da terra, especialmente aqueles ao redor de sua nação e que lhes infligiam sofrimentos e guerras, um libertador e que mantivesse soberania plena e permanente, seria muito bem-vindo e aclamado. Para os cristãos da Nova Aliança e alguns judeus messiânicos, Jesus é bem mais do isso, quando olhamos para a expressão “Rei dos reis,” entendemos que os reis humanos e soberanos da terra, são apenas um detalhe; Cristo é Rei e Senhor de tudo e de todos, em todo tempo, lugar, dimensão e reino que exista e saibamos ou não. “¹⁵Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. ¹⁶Pois nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. ¹⁷Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste. ¹⁸Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja. Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para ter a primazia em todas as coisas” (Cl 1.15-18). Em termos de soberania, não há o que discutir, Jesus é muito suficiente. O nosso texto de hoje, aponta para um aspecto da vida da realeza que é muito apreciado por todos, tanto da corte, quando dos súditos, nobres e plebeus amam cerimônias de casamentos reais. Casamento por si só já é maravilhoso e a noiva e sempre um detalhe à parte, ainda que seja plebeia e o novo um nobre de grandeza reconhecida; na cerimonia e nos festejos, quem rouba a cena é sempre a noiva. A Palavra de Deus sempre alimentou esse conceito de casamento entre Deus e o seu povo escolhido e até nisso, a noiva e sempre apresentada como deslumbrante e radiante com seus trajes, cortejos e beleza. “⁴Nunca mais a chamarão de “Abandonada”, e a sua terra não será mais chamada de “Arrasada”. Você será chamada de “Minha Delícia”, e a sua terra, de “Casada”, porque o Senhor se delicia em você, e a sua terra se casará. ⁵Porque, como o jovem se casa com a moça, assim os seus filhos se casarão com você; como o noivo se alegra com a noiva, assim o seu Deus se alegrará com você” (Is 62.4,5). “²⁵Maridos, que cada um de vocês ame a sua esposa, como também Cristo amou a igreja e se entregou por ela, ²⁶para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, ²⁷para a apresentar a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito” (Ef 5.25-27).
Senhor, graças te rendemos por sua bondade e misericórdia para conosco, os teus filhos e pelo privilégio de sermos chamados para participar da tua família, dos teus planos e propósitos eternos. Que graça maravilhosa, que alegria sermos distinguidos com tamanha honra e servir ao Rei dos reis e Senhor dos senhores. A ele, seja a glória, a honra e os louvores para sempre, amém.
Pr Jason