Sofrer Por Amor a Fé

Meditação do dia: 18/11/2025

“Mas, por amor de ti, somos entregues à morte continuamente, somos considerados como ovelhas para o matadouro.” (Sl 44.22)

Sofrer Por Amor à Fé – Esse conceito é muito pouco entendido pelos cristãos ocidentais e modernos. Aqui no Brasil, nos anos iniciais da implantação evangélica houve muita perseguição oficial e extra oficial e como o estado era lacaio da igreja oficial, os primeiros evangélicos sofreram todos os tipos de perseguição, incluindo discriminação, prisão, tortura e até morte. Em algumas regiões do interior até mesmo nos anos 80 do século XX ainda se cometia perseguição e discriminação velada, mas real a cristãos; proibidos de adquirir ou alugar imóveis e propriedades, impedidos de construir templos, porque os materiais eram furtados na calada da noite e coisas do tipo. Depois vieram os tempos de “paz e prosperidade” onde cresceu o respeito e a consideração e também com ele veio os já esperados escândalos nos diversos ministérios e temos sofrido com isso até hoje. O inimigo sabe muito bem que se não pode vencer um adversário, então a melhor estratégia é juntar-se a ele; aí o estrago é de fato grande. Nos seus ensinamentos apostólicos, os cristãos foram instruídos a estarem preparados para o sofrimento como parte essencial da fé em Cristo. Até Jesus preveniu seus seguidores de tais possibilidades. “¹⁸Se o mundo odeia vocês, saibam que, antes de odiar vocês, odiou a mim. ¹⁹Se vocês fossem do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas vocês não são do mundo, pelo contrário, eu dele os escolhi, e, por isso, o mundo odeia vocês. ²⁰Lembrem-se da palavra que eu disse a vocês: “O servo não é maior do que seu senhor.” Se perseguiram a mim, também perseguirão vocês; se guardaram a minha palavra, também guardarão a de vocês” (Jo 15.18-20). Veja uma expressão bem forte utilizada por Paulo: “²⁹Porque vocês receberam a graça de sofrer por Cristo, e não somente de crer nele, ³⁰pois vocês têm o mesmo combate que viram em mim e que agora estão ouvindo que continuo a ter” (Fp 1.29,30). Olhemos para esse testemunho que nos é apresentado pelo escritor aos Hebreus: “³³os quais, por meio da fé, conquistaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, ³⁴extinguiram a violência do fogo, escaparam de ser mortos à espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos na guerra, puseram em fuga exércitos estrangeiros. ³⁵Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição; ³⁶outros, por sua vez, passaram pela prova de zombarias e açoites, sim, até de algemas e prisões. ³⁷Foram apedrejados, serrados ao meio, mortos ao fio da espada. Andaram como peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras; passaram por necessidades, foram afligidos e maltratados. ³⁸O mundo não era digno deles. Andaram errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra” (Hb 11.33-28). Sofrimento faz parte sim, da experiencia cristã e em muitos casos é instrumento de polimento de caráter e depuração da fé, além de possibilitar a expansão do Reino de Deus.

Senhor, muito obrigado pelo propósito de servir ao Senhor em todo tempo e isso pode acontecer em meio ao sofrimento e à perseguição por motivo da nossa fé. Sabemos que a tua mão e a tua graça nos acompanhará em todo tempo e circunstancia; os seus nunca serão desamparados. Te louvamos, em nome de Jesus, pela nossa vida a ser serviço e dela o Senhor se dispõe segundo a tua boa vontade. Amém.

Pr Jason

Deixe um comentário