Monte Sião

Meditação do dia: 03/02/2026

“Alto e belo, alegria de toda a terra, é o monte Sião, para os lados do Norte, a cidade do grande Rei.” (Sl 48.2)

Monte Sião O Monte Sião é um monte em Jerusalém localizado bem ao lado da muralha da Cidade Antiga e historicamente associado ao Monte do Templo. O termo é frequentemente utilizado para designar a Terra de Israel e até mesmo a própria cidade de Jerusalém. Poeticamente não é de se estranhar o amor e a grande alusão do povo de Deus a este monte, e por fazer parte dos vários picos ou colinas que há na cidade de Jerusalém; como eles amam a cidade, amam tudo que tem nela e tudo que a representa. Ainda há o reforço espiritual e por estar sediado ali o templo, único lugar de adoração oficial do culto judaico, isso torna esse monte ainda mais significativo. Mesmo nós, temos nossas admirações por lugares que se tornam marcas, ponto de referencia cultural e social de uma certa localidade. Roma se orgulha de suas sete colinas. O Rio de Janeiro tem seu apego ao Pão de Açucar, ao Morro da Urca, e o mais famoso é o Corcovado, onde está a estatuado Cristo Redentor. Minas Gerais se orgulha de suas colinas históricas com ruas de pedras e casarões centenários. Salvador na Bahia, não se cansa de elogiar suas ladeiras e assim, cada um se apega a algo que lhes é querido. Não vou nem entrar aqui nas sendas dos lugares “sagrados de peregrinações” no Brasil e no mundo afora. Também há os espaços que se tornam sagrados por seu apelo turístico ou cultural da humanidade. Como servos de Deus, sabemos biblicamente da importância espiritual para toda a história da humanidade, sobre o que o Monte Sião significa. Os desdobramentos das profecias e as promessas divinas, a obra da redenção e o sacrifício de Jesus Cristo, ali nas proximidades, e certamente o futuro ainda reserva muitas novidades e questões de grande relevância para o desfecho da história da humanidade. Aguardamos com fé e muita expectativa.

Senhor, obrigado por reservar informações importantes para a nossa redenção e fazer com que verdades espirituais significativas, sejam preservadas em forma de sabedoria que só o tempo pode revelar. Jerusalém é a cidade do grande rei, mas também é o palco de grandes acontecimentos que significam muito para a obra da redenção em Cristo Jesus. Agradecemos a nossa participação nos teus feitos e celebrarmos a nossa fé em Jesus, o nosso Senhor e Redentor. No nome de quem oramos em fé, amém.

Pr Jason

Seu Santo Monte

Meditação do dia: 02/02/2026

“Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado, na cidade do nosso Deus, seu santo monte.” (Sl 48.1)

Seu Santo Monte Sagrado é algo separado, tornado apropriado exclusivo para alguma finalidade. São princípios de vida e de ética, que cada grupo separa seus objetos, lugares e coisas que consideram sagrados e não abrem mão daquilo. Na esfera religiosa e espiritual também estão presentes os aspectos sagrados, que os praticantes atribuem grande valor, respeito, reverencia e seguem fielmente os rituais e processos. Os menos dedicados agem mais pela conveniência e oportunidade, do que por acreditarem naquele sagrado. Os cristãos consideram o domingo como “Dia do Senhor,” mas faz muitos anos que de sagrado para eles não tem nada! Os israelitas e adventistas do sétimo dia, consideram o sábado sagrado, e levam isso muito à sério. Os islâmicos têm na sexta feira o seu dia santo. Como também eles consideram Meca, uma cidadã da Arábia Saudita, a Cidade Santa, da fé deles; os israelitas e cristãos bíblicos reconhecem Jerusalém como a cidade Santa. Na esfera secular, tem lá seus misticismos; por exemplo, no futebol, a taça da copa do mundo de futebol, é “sagrada” para os desportistas, só podem tocar nela os campeões mundiais e determinado nível de autoridades. Tem pessoas que em determinados dias, eles só utilizam roupas de determinadas cores; nos festejos de finais de ano, Natal e Ano Novo – algumas pessoas tem uma sagrada tradição de indumentária. Por que será que muitos textos da Bíblia, atribuem à Jerusalém um lugar especial e de destaque? Além de ser um lugar muito amado por seu povo, também foi a capital do país, e consolidada pelo Rei Davi, o maior rei da história desse país, e o nosso principal salmista. Para o Cristianismo, Jesus teve momentos marcantes ali, incluindo sua paixão e morte; ali os apóstolos foram revestidos de poder do Espírito Santo no dia de Pentecoste e se considera como o marco sagrado do início da Igreja Cristã no mundo. A capital do futuro reino milenar de Cristo, parece que será instalada nela; e a gloriosa capital do Reino de Deus e da eternidade se chama Nova Jerusalém; a verdadeira “cidade maravilhosa!” “¹E vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. ²Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva enfeitada para o seu noivo” (Ap 21.1,2). Continue a leitura desse capítulo de Apocalipse para ver mais detalhes dessa Cidade.

Senhor, obrigado por ser Deus, Senhor, Todo-Poderoso e governador de todas as coisas; agradecemos pelas muitas promessas que perdurarão pelo tempo e a eternidade. Somos agradecidos por aguardarmos pela fé o cumprimento das tuas promessas e muitas coisas que são sagradas para nós, serão verdadeiramente reveladas e poderemos contemplar a tua glória. Agradecemos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Digno De Ser Louvado

Meditação do dia: 01/02/2026

“Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado, na cidade do nosso Deus, seu santo monte.” (Sl 48.1)

Digno de Ser Louvado Aqui está uma palavra muito proferida em nossos arrais e que merece, com certeza uma aproximação maior de nossa parte. Se fala tanto em dignidade, e até se reivindica, se briga e judicializa o direito à dignidade. Quem é digno, quem tem direito, quem merece, quem pode ou está credenciado para receber determinada menção. O trabalhador sempre acha que é “digno” de um pagamento melhor; o aluno entende que é “digno” de uma nota maior; o professor acha que é “digno” de mais respeito e consideração por parte dos alunos; a lista é longa. Em questões de fé e culto a Deus, entendemos que só Deus é “digno” de ser adorado; e realmente só a ele prestamos culto. Nosso salmista faz uma declaração maravilhosa, afirmando a grandeza do Senhor e que é mui digno de ser louvado. Deus merece, pode ser louvado, adorado, servido, ter a nossa atenção em termos de fé e serviço. Por que ele é Deus, o nosso Deus a quem reconhecemos e oficializamos na posição de toda a autoridade em qualquer nível sobre a nossa vida e existência. Ele é digno por aquilo que ele é, como também por aquilo que ele fez e faz em nosso favor. Quando alguém se dedica em nosso favor e faz coisas boas e apreciadas, se torna digna da nossa admiração, respeito e passamos a creditar a ele uma espécie de dívida; com isso, procuramos retribuir sempre que possível e até com esforços grandes. Nosso relacionamento com Deus, do começo ao fim, está firmado sobre a premissa de que ele fez tudo e continua fazendo coisas que nos dão dignidade e valor. Somos criados por ele e não só isso, mas somos preservados com todos os recursos e bênçãos por parte dele; somos agraciados com talentos, habilidades, dons e ministérios que nos diferenciam de outros seres e recebemos da parte dele um tratamento especial e personalizado. No salmo 8, até se pergunta sobre o que somos e como fomos privilegiados em nossa criação e formação: “⁴que é o homem, para que dele te lembres? E o filho do homem, para que o visites? ⁵Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. ⁶Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste” (Sl 8.4-6). Por tudo isso e muito mais, Deus é digno de todo o nosso louvor e adoração.

Senhor, receba a nossa gratidão e o nosso louvor por tudo que és e fazes por nós. Entendemos que o Senhor é digno, é merecedor, com ampla suficiência de toda a honra que lhe possa ser prestada. Agradecemos por tudo isso, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason