O Nome e o Louvor

Meditação do dia: 08/02/2026

“Como o teu nome, ó Deus, assim o teu louvor se estende até os confins da terra; a tua mão direita está cheia de justiça.” (Sl 48.10)

O Nome e o Louvor Para ambos os aspectos citados no salmo, temos plena certeza de que são realmente grandes, maravilhosos e dignos da menção aqui descrita. Para nós, adoradores, filhos, servos de Deus, o seu nome é santo, sagrado, grande, poderoso e merecedor de toda a reverencia por parte de todos. Também entendemos que o louvor devido a Deus é ilimitado, excelente e faz parte do nosso estilo de vida. Deus é digno de todo o nosso louvor. Particularmente, quando penso em “louvor,” associo mais à elogio, do que à cânticos. Para muitos cristãos que vieram a se familiarizar com a expressão “louvor” nos meios evangélicos e quase sempre associado a cantar, cânticos e até nos cultos das igrejas, há um “período de louvor” – em muitas delas tem uma “equipe de louvor” – “ministério de louvor” – “ministros de louvor” e por mais incrível que pareça, tudo está relacionado a tocar e cantar. Em qualquer reunião, se alguém diz: “vamos louvar a Deus” – a pergunta é inevitável: “qual a música ou cântico?” Sendo assim, a expressão virou sinônimo de cantar. Mas a raiz dessa palavra na Bíblia, especialmente no Novo Testamento, vem da mesma que traduz-se por “elogio.” Louvar é elogiar! É claro que podemos elogiar com música, cântico e de outras formas também. Mas nesse texto da meditação de hoje, desejamos concentrar mais a nossa atenção e intenção, na expressão do salmista sobre o NOME DE DEUS. O nome tem a capacidade de expressar e representar a identidade, a personalidade e o caráter da pessoa. Assim, um nome é bem mais do que uma palavra. Por isso mesmo, nos povos e culturas antigas e nos povos com raiz e cultura com valores estáveis e eternos, dar nome a uma criança, ou um título a uma pessoa, é algo sério, importante. Porque aquela pessoa vai carregar o significado daquele nome por toda a sua existência. Alguns casos, o nome fica imortalizado por muitas gerações e alguns para sempre. Por exemplo: Quem é o “pai” da medicina? – a resposta é unânime: Hipócrates. Até hoje, na formatura, os novos médicos fazem o juramento de Hipócrates. Quando se fala em matemática, Pitágoras é o nome! Será porque Deus ao revelar a José e Maria, o que chamamos de “anunciação” disse a ele que o nome do filho seria Jesus? “Ela dará à luz um filho e você porá nele o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mt 1.21). Qual o significado do seu nome? E o significado dos seus filhos? (se os têm). Quando alguém ouve o seu nome, o que ele pensa? Qual a referencia que isso produz? Qual a primeira idéia que lhe ocorre quando você ou nomes como: Beethoven – Da Vinci – Santos Dumont – Lampião – Bin Laden? O que nos parece o nome de Deus? “Eu sou o Senhor: este é o meu nome. Não darei a mais ninguém a minha glória, nem a minha honra, às imagens de escultura” (Is 42.8). olha essa citação: “Ajuda-nos, ó Deus e Salvador nosso, pela glória do teu nome; livra-nos e perdoa os nossos pecados, por amor do teu nome” (Sl 79.9). Não é realmente maravilhoso?

Senhor, te adoramos por ser o nosso Deus e te louvamos por tudo o que tens feito por nós; acima de tudo, porque o Senhor é digno de todo o nosso louvor. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário