Tudo Por Um Reino

Meditação do dia: 22/04/2024

2Os reis da terra se levantam, e as autoridades conspiram contra o Senhor e contra o seu Ungido, dizendo:“Vamos romper os seus laços e sacudir de nós as suas algemas.” (Sl 2.2,3)

Tudo Por um Reino – O homem tal como criado, não estava num ambiente de influencias tão negativas e perversas, mas ainda assim, aquela inocência ao ser testada, cedeu à tentação de querer ser igual a Deus e ganhar sua independência; mas o que veio logo à seguir e pelas gerações à sua frente, não foi exatamente o que ele imaginava. Tal como a fantasia infantil e infato-juvenil, de que a vida de adulto é maravilhosa, pois tem um trabalho, recebeu muito dinheiro, pode dirigir, ir onde quer, comprar o que quer, é respeitado, dá ordens e etc. Tudo o que a garotada quer é se tornar “de maior!” Quando eles chegam lá, percebem que eram felizes e não sabiam. Tudo aquilo que eles viam colorido, é bem opaco agora e tudo tem um preço e um custo. Assim foi a aventura do ser humano na busca por independência. À media que aumentou sua corrupção, aumentou também a distancia para com Deus e isso se tornou oposição e mesmo que não seja declarado, as intenções divinas, são frustrantes para os pecadores e assim eles se alinham com quem lhes favoreça e os apoiem em suas pretensões. Isso criou inimizade, levadas ao extremo. Mas vejamos o que dizem os spoilers dos capítulos finais dessa história, escritas pelo apóstolo Paulo: 24 E então virá o fim, quando ele entregar o Reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder.25 Porque é necessário que ele reine até que tenha posto todos os inimigos debaixo dos seus pés.26 O último inimigo a ser destruído é a morte.27 Porque “ele sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés”. E, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, certamente exclui aquele que tudo lhe sujeitou.28 Quando, porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos” (1 Co 15.24-28). Jesus Cristo, vai colocar a casa em ordem!

Senhor nosso Deus e Pai, graças de rendemos, por tudo que és e tudo o que tens feito em nosso favor através de Jesus Cristo, o Ungido, o Messias esperado e a quem conhecemos como nosso Senhor e Salvador. Só a ti rendemos honra, glória e louvor, pois tudo pertence a ti. É a nossa oração e a nossa confissão, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Contra o Senhor e o Seu Ungido

Meditação do dia: 21/04/2024

2Os reis da terra se levantam, e as autoridades conspiram contra o Senhor e contra o seu Ungido, dizendo:“Vamos romper os seus laços e sacudir de nós as suas algemas.” (Sl 2.2,3)


Contra o Senhor e o Seu Ungido –
Um texto com selo profético como esse, nos remete a Deus, o Criador e o seu Cristo, o ungido. Cristo é a palavra grega para Messias no hebraico. Os hebreus, ou o povo de Israel, sempre alimentaram a expectativa profética da vinda de uma pessoa especial, vinda de Deus para restaurar a glória de Deus na nação deles; sendo isso poderia ser considerado uma visão superficial e rasa, daquilo que de fato significa a vinda do Messias bíblico. Voltando as nossas raízes, lá no Jardim do Éden, quando Adão e Eva se afastaram do plano original de Deus e cederam ao pecado, junto com a obra da graça, perdão e restauração divina, eles receberam também uma promessa redentora: “Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela. Este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar” (Gn 3.15). esse “descendente dela,” é o prometido e passou a ser esperado por todas as gerações das pessoas tementes a Deus. Na versão Corrigida esse mesmo texto diz: “E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” A semente da mulher é o Messias, o nosso Senhor Jesus Cristo. A oposição passou a trabalhar para corromper e evitar a vinda dele, essa é a grande batalha entre o bem e o mal. Sempre que nascia um filho, a promessa era lembrado: Será esse? Agindo preventivamente, quando os dois primeiros filhos de Adão e Eva nasceram, o mal trabalhou e matou um deles e tornou o outro tão corrompido pelo mal que ele não teria condições de ser ou servir de canal para a linhagem do Messias. Por que você imagina que os filhos da promessa enfrentaram tantas batalhas contra a esterilidade das esposas? Por que tantas extermínios e infanticídios e sacrifícios de crianças ao longo da história? Eu amo ler Gl 4. E ver a revelação compreendida por Paulo e outros santos de Deus sobre a natureza da pessoa de Jesus. 4Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos” (Gl 4.4,5). Oh! Glória!! Olha o mistério da encarnação, onde o verbo se fez carne. “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (Jo 1.14). É preciso um ambiente de fé e acolhimento da revelação divina para se entender e aceitar a identidade de Jesus e a sua missão, como foi com os discípulos, quando confrontados pelo Senhor Jesus. “Indo Jesus para a região de Cesareia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem os outros dizem que é o Filho do Homem? 14 E eles responderam: Uns dizem que é João Batista; outros dizem que é Elias; e outros dizem que é Jeremias ou um dos profetas. 15 Ao que Jesus perguntou: E vocês, quem dizem que eu sou? 16 Respondendo, Simão Pedro disse: O senhor é o Cristo, o Filho do Deus vivo.17 Então Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado é você, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que revelaram isso a você, mas meu Pai, que está nos céus” (Mt 16.13-17).Você já recebeu essa revelação espiritual de quem é Jesus, de fato? Sem isso, você é no máximo um bom religioso, mas conhecer e reconhecer Jesus como O Cristo, faz toda a diferença, para agora e para a eternidade.

Senhor, obrigado pelo cumprimento da promessa de um redentor, descendente da mulher, tão humano quanto nós e tão divino quanto ao Senhor Deus Pai. Obrigado por revelar isso aos nossos corações através do Espirito Santo que nos foi dado para nos guiar a toda a verdade e convencer do pecado, da justiça e do juízo. Senhor, Redentor nosso! Amém!

Pr Jason

Reis da Terra e Autoridades Conspiram

Meditação do dia: 20/04/2024

2Os reis da terra se levantam, e as autoridades conspiram contra o Senhor e contra o seu Ungido, dizendo:“Vamos romper os seus laços e sacudir de nós as suas algemas.” (Sl 2.2,3)

Reis da Terra e Autoridades Conspiram – Na meditação de introdução, que escrevemos ontem, indicamos se havia citações proféticas e também aparece batalha espiritual nesse salmo que estamos trabalhando. Hoje, os nossos versículos começam dando essas confirmações, que precisamos de ajuda e discernimento do Espírito Santo, sabedoria do alto e graça para nos colocarmos no nosso devido lugar e permitir que nossos corações e mentes sejam guiados pela verdade da Palavra de Deus. Não podemos e não iremos inventar conceitos ou princípios e muito menos empurrar assuntos que não produziria qualquer edificação para ninguém. Quando meditamos na Bíblia, a idéia central é que ela seja o fio condutor e revelador; abrimos suas páginas para importar de lá o alimento, a direção, as respostas e a bênção de Deus. Nunca devemos exportar de nós mesmos qualquer idéia ou aplicação para a Palavra de Deus. Ela sim, é inspirada, é luz, é fonte de onde podemos beber. Vou reproduzir aqui a primeira frase, que por si só, já revela a intenção do ensino: “Os reis da terra se levantam, e as autoridades conspiram contra o Senhor e contra o seu Ungido,…” Reis e autoridades, se fala de pessoas investidas de autoridade e consequentemente, recai sobre eles responsabilidade por seus atos, porque eles representam muito mais do que a si mesmos. O ato de conspirar aqui aparece como algo sendo praticado por uma coletividade, não é alguém individualmente que tem uma reclamação, uma insatisfação pessoal; ficara magoado ou ofendido, contrariado porque alguma coisa não saiu do seu agrado e foi atribuído a Deus tal acontecimento. São reis e autoridade unidos num mesmo propósito, contra Deus e seu ungido.  Deus e seu ungido, na linguagem própria do Velho Testamento e dos Salmos, que era o início dos tempos dos reis em Israel, eles atribuiriam isso literalmente ao rei de Israel, que era uma nação com governo teocrático. Os reis, os sacerdotes, os profetas, juízes e demais autoridades eram estabelecidos e respeitados como sendo servos, agentes de Deus para comandar o povo em nome de Deus. Eles deveriam sempre consultar a Deus, quer através do Livro da Lei, quanto dos sacerdotes, profetas e conselheiros espirituais, anciãos que tinham validação espiritual para tal. 19Outrora falaste em visão aos teus santos e disseste: A um herói concedi o poder de socorrer; do meio do povo, exaltei um escolhido. 20 Encontrei Davi, meu servo; com o meu santo óleo o ungi” (Sl 89.19,20). Ainda que reis e nações no entorno da Terra de Canaã detestasse a Israel e lhe fizessem guerras constantes, não era todos e nem ao mesmo tempo. Por outro lado, profeticamente eles representavam o projeto de Deus e isso sempre foi, é e será alvo de contestação do reino das trevas, que envidará todos os esforços para combater e frustrar os desígnios eternos de Deus; disso não temos dúvidas nenhuma.

Senhor, obrigado por ser a nossa segurança, a fonte de confiança e certeza de que não seremos aniquilados pelo inimigo de nossas almas, por o Senhor é a nossa rocha, o nosso refúgio e nossa segurança, nosso castelo forte. Em ti estamos confiados e descansamos no teu poder e na tua graça, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Por Que as Nações se Enfurecem?

Meditação do dia: 19/04/2024

“Por que se enfurecem as nações e os povos imaginam coisas vãs?” (Sl 2.1)

Por Que as Nações se Enfurecem? – Poderíamos estar falando aqui de licença poética, figuras de linguagem, alegorias, metáforas, mitos e até teorias da conspiração. Poderíamos, se não estivéssemos diante da Palavra de Deus e de textos sagrados escritos para serem cantados e muitos desses cânticos eram feitos em celebrações das festas e cultos ao Deus de Israel, que diga-se lá, é o Deus Criador dos céus e da terra, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Também poderíamos estar falando: mas isso não são meras perguntas que alguém fez sem maiores pretensões? Acredito na inspiração plena e toda da Bíblia e a tenho como minha regra de fé e prática e ela é verdadeira do começo ao fim, inspirada, poderosa, transformadora, santificadora, libertadora e todos os demais adjetivos que você, meu prezado leitor conhecer, adjetivos bons e construtivos, eu referendo sobre ela. Durante os próximos dias, sem prometer muito, nós vamos caminhar por esse salmo e mostrar como ele é autêntico em termos proféticos e preciso nas suas afirmações. As nações se enfurecem por diversos motivos e alguns deles podemos considerar justos ou justificáveis; outros são apenas motivos políticos, ideológicos, de alinhamento com interesses dos seus líderes, muito mais do que de seus povos. Se nos perguntarmos porque o Brasil se enfurece? Logo de início teríamos que fazer uma série de outras perguntas para sabermos de que Brasil se trata a pergunta; porque existem mais de um Brasil, dentro do Brasil e até fora dele. O Brasil cristão, temente a Deus é uma coisa; o Brasil das festas e alegrias que atraem turistas e divisas é outro, que difere da realidade de muitos brasileiros. O Brasil dos brasileiros trabalhadores, batalhadores, que não desistem nunca, é bem diferente do Brasil dos políticos, dos governos dos coronéis e dos conglomerados. O Brasil que é destaque positivo no mundo, não é mesmo para os povos internos. O Brasil tecnológico é diverso do Brasil dos desconectados, excluídos, marginalizados e oprimidos. O Brasil da generosidade é bem diferente daquele outro do “Cada um pra si e Deus pra todos.” O Brasil dos esportes; campeões e recordistas, que faz o povo ter orgulho da bandeira e do hino nacional; não deve ser o mesmo dos políticos e das eleições. Enfim, de que Brasil indignado, enfurecido estamos falando. No salmo, se fala de verdades espirituais sobrenaturais, cósmicas, de principados e potestades, que combatem o bem e a verdade sobre Deus e seu plano de redenção; é disso que se trata. Leia de novo!!

Senhor, desvenda os nossos olhos para que possamos contemplar as maravilhas da tua Palavra, que foi escrita e inspirada para falar de verdades que o mundo das trevas não quer aceitar e muito menos validar. Mas acreditamos no poder do amor e da verdade e esses permanecerão sempre e eternamente, porque tem a chancela daquele que nunca perde uma batalha; o Deus Todo-Poderoso, Senhor das batalhas e vencedor sempre e eternamente. Em nome de Jesus, o nosso Senhor e Salvador. Amém!

Pr Jason

Caminho dos Justos X Caminho dos Ímpios

Meditação do dia: 18/04/2024

“Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.” (Sl 1.6)

Caminho dos Justos X Caminho ímpios – Nossa proposta é fechar essa meditação no Salmo primeiro, levando em conta tudo o que vimos aqui e tudo o que ainda existe para se inspirar a cada dia que voltamos a essa preciosidade da Palavra de Deus. Vocês já sabem, que sempre que voltamos e meditamos num mesmo texto, aprendemos novas verdades ou novas aplicações de velhas verdades. Isso é exatamente o poder da Palavra de Deus, viva e eficaz… “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para julgar os pensamentos e propósitos do coração” (Hb 4.12). na minha experiencia, acho tão significativo o modo como esse salmo se encerra, tanto quanto como ele começa. O desafio de olharmos constantemente para o nosso modo de proceder, faz-nos pessoas mais comprometidas em dar o melhor de nós, em função daquilo que acreditamos ser excelente. Não vivemos por viver, ou por falta de opção, aí então vamos “empurrando a vida com a barriga” até onde der, aguardando algum tipo de fim. Somos conscientes de estarmos aqui por um propósito especial e muito específico de Deus; não somos um acidente, nem uma obra do acaso; somos obras das mãos poderosas de um Deus cheio de amor e com bons propósitos e um governo muito justo e eficiente. O amor a todas as suas criaturas o levou a ter um bom plano para restaurar todas as pessoas que ele criou. A salvação, ou a redenção, está disponível e suficiente para todos que assim desejarem e exercerem fé para se apropriar dos benefícios que Jesus colocou à nossa disposição ao morrer na cruz e ao ressuscitar ao terceiro dia. Está disponível, mas não surte efeito automático para salvação de ninguém; cada pessoa precisa fazer a sua escolha. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3.16). Olhe a frase sublinhada: TODO AQUELE QUE NELE CRÊ – Isso restringe o número de gente que se apropria, porque quem não crer, está fora. O salmo primeiro indica um caminho de sucesso, prosperidade, alegria, contentamento e muita realização, de modo que a pessoa se destaca das demais e em se comparando com aqueles que não tem compromisso com Deus e sua palavra, a distancia é ainda maior. Então, não basta desejar e querer uma vida melhor, é preciso trabalhar por ela; fazemos isso aplicando a Palavra de Deus, diariamente, constantemente e como um alimento, balanceado, enriquecido e nas proporções certas de forma que o organismo se beneficia ao invés de ficar intoxicado com o que lhe é oferecido. Nosso desafio nesse salmo é manter diariamente o prazer na lei do Senhor e nela meditar de dia e de noite para prosperar nossos caminhos. Pensando com cabeça de adorador, o título da meditação de hoje nem faz sentido, porque não existe isso de uma coisa X a outra; adoradores de Deus, já estão comprometidos com Ele e com a Palavra dele, nem há adversários ou disputas a serem levadas a termo para ver quem ganha.

Senhor, agradecemos o poder da tua Palavra em nossas vidas e tudo o que ela é capaz de fazer em nós e por nós. submetemos nossas faculdades mentais, emocionais e nossa vontade, para estarem debaixo dos teus cuidados e das tuas condições para sermos pessoas bem-aventuradas e colhermos os bons resultados que estão prometidos e certamente eles se realização em nossas vidas, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Qual o Caminho?

Meditação do dia: 17/04/2024

“Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.” (Sl 1.5)

Qual o Caminho? – Você já ouvir alguém lhe dizer um certo ditado popular que diz: “Quem está perdido não caça caminho!” A moral de tal pensamento é que se a pessoa está perdia, não adianta procurar saída, porque qualquer opção é válida. Espiritualmente já sabemos que isso é fake, não funciona, ainda mais porque seguimos as Sagradas Escrituras e elas nos dizem que só existe um caminho, Jesus é o único Caminho em todo e qualquer sentido. “Jesus respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6).Nosso salmista e poeta, que escreveu esse salmo que abre o livro dos Salmos, fala sobre caminhos, de forma que vários aspectos nos são apresentados. Nada disso é novidade; já estamos familiarizados com tais expressões e o que realmente falta é a aplicação no dia-a-dia, para que os resultados emerjam e fiquem evidentes. Logo de início ele diz que a pessoa bem-aventurada, não se detém no caminho dos pecadores; agora ela fala que Deus conhece o caminho dos justos. Justos aqui, não se trata de pessoas que nunca erraram, nunca pecaram ou nunca falharam em alguma coisa; antes, fala de uma condição outorgada à pessoa na condição de justificada pela obra da redenção em Cristo Jesus. Ele, que era e é totalmente justo, assumiu a nossa condição de pecadores condenados, e imputou a nós a sua justiça. “Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós, para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus” (2 Co 5.21). Todos sabemos que não temos justiça de nós mesmos, mas somente pela fé é que apropriamos daquilo que está disponível pela redenção. “sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Jesus Cristo, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois por obras da lei ninguém será justificado” (Gl 2.15). O Caminho dos justos é conhecido por Deus, porque foi traçado por ele, Jesus Cristo se sacrificou para proporcionar essa condição aos que nele creem; dessa forma, os caminhos que se nos deparam, podem apresentar seus atrativos, mas já temos escolhido o nosso caminho, com todas as suas nuances. O mais difícil, Jesus já fez por nós.

Pai amado, graças te rendemos pela oportunidade de escolher qual caminho queremos seguir e já escolhemos o caminho da vida, o caminho da salvação, aquele indicado por tua Palavra e somos guiados a ele pelo Espírito Santo, a cada dia reafirmamos o nosso compromisso com a tua perfeita vontade. Oramos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Não Prevalecer

Meditação do dia: 16/04/2024

“Por isso, os ímpios não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. (Sl 1.5)

Não Prevalecer – Estamos vendo as comparações dos resultados na vida das pessoas e o que pode fazer a diferença e ser o fiel da balança é justamente a prática da permanência na Palavra de Deus. A pessoa bem-aventurada, ela tem prazer, medida na Palavra, de dia e de noite e por isso sua vida toma uma direção que é abençoadora. As pessoas que se opõem à pratica da Palavra de Deus, cultivam vidas estéreis e cansativas, pois não encontram as águas de descanso, as correntes que abastecem as suas raízes e as deixam em condições de se manterem em boas condições e de alta produtividade. Não bastasse uma comparação nada boa, quando um equivale a uma árvore plantada junto à correntes de águas e o outro é comparado a moinha que o vento leva. A aplicação que o próprio salmista apresenta é que por essa causa, os ímpios não prevalecerão no juízo e muito menos os pecadores na congregação dos justos. Juízo se refere a um tempo de investigação, escrutínio, avaliação e conclusão de causa. A pessoa é julgada e nesse caso, aqueles que desprezam a Palavra de Deus, não prevalecem no juízo. Elas não possuem lastro, não tem raízes e nem pontos de apoio. Pela mesma forma, pecadores não encontram acolhida na congregação  dos justos; acolhida aqui, não estou me referindo a serem bem recebidas e amadas pelos santos de Deus; antes, estamos falando que elas não prevalecem em meio à congregação porque as suas motivações e as razões para estarem ali, são motivos escusos, estranhos e elas por si mesmas não se sentem à vontade para se estabelecerem. Onde a luz e a verdade da Palavra de Deus prevalece, tudo o que anda em desacordo se encontra fora de esquadro; não se encaixa e a luz da verdade os iluminam e andar na luz não é algo apetecível para tais pessoas. “19A condenação é esta: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.20 Pois todo aquele que pratica o mal detesta a luz e não se aproxima da luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.21 Quem pratica a verdade se aproxima da luz, para que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus” (Jo 3.19-21). Prevaleceremos, porque estamos bem fundamentados.

Senhor, obrigado por nossa vocação para sermos teus filhos e servos, prevalecendo contra todas as adversidades pelo poder do teu Espírito Santo. Obrigado pela operação da tua Palavra em nossas vidas. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Causa e Efeito

Meditação do dia: 15/04/2024

“Por isso, os ímpios não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. (Sl 1.5)

Causa e Efeito – Ao meditar nessa Palavra de Deus escrita no Salmo primeiro, encontramos o suficiente de sabedoria para inundar toda a nossa vida. O esforço e o trabalho diligente de que se ocupa a pessoa bem-aventurada, produz certos resultados que são por demais apreciados, mas que em algumas vidas esses resultados nunca irão aparecer e em outros casos, eles são esporádicos e imprecisos. O poeta, relatou escolhas difíceis que a pessoa faz para não incorrer nos mesmos caminhos da maioria, não ceder à pressão de se tornar igual, parecido, ou contextualizado. A pessoa bem-aventurada não embarca nessa onda. “E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2). Se conformar com este mundo, lá no Salmo equivale a andar no conselho dos ímpios, se deter no caminho dos pecadores e se assentar na roda dos escarnecedores. A pessoa bem-aventurada está comprometida e cheia de prazer com a Palavra de Deus e ocupa boa parte do seu tempo na prática da meditação. Exatamente por isso ela é comparada a uma árvore plantada num bom lugar e está viçosa e cheia de frutos nos devidos tempos. Os que escolheram a versão oposta da pessoa bem-aventurada, em vez de ser comparada a uma árvore, que é estável, permanente, enraizada e durável; essas pessoas são comparadas com moinha, ou a palha, que o vento leva, dispersa. Um montão de moinha, ou palha, pode ser bem maior do que uma determinada árvore, mas ao soprar dos ventos, a árvore permanece, se beneficia e se firma ainda mais. A palha se dispersa e seu lugar deixa de existir. Pensamos e repensamos, o que realmente nos interessa? O que queremos ser?

Senhor, muito obrigado por cuidar de nós e através da tua Palavra vamos ganhando firmeza, determinação e nos tornamos produtivos e abençoadores. Não queremos ser como palha, então não podemos ser como os ímpios; nós somos teus filhos, e isso muito nos alegra e dignifica. Oramos agradecidos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Árvore ou Moinha?

Meditação do dia: 14/04/2024

“Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.” (Sl 1.4)

Árvore Ou Moinha – Por falar em fazer escolhas, aqui está mais uma dessas; você e eu escolhemos ser uma árvore plantada junto à correntes de águas ou ser moinha que o vento espalha? Teoricamente todos dirão que escolhem ser semelhantes à árvore; mas e na prática? Perdoem-me se parecer chato ou repetitivo, ainda pior, ficar mexendo na ferida dos outros; mas minha experiencia não me deixar iludir, pois como diz o ditado popular católico: “quem vive de promessa é santo!” nossos “santos” irmãos de igrejas, vivem prometendo que esse ano vão ler mais a Bíblia, pelo menos uma vez, todinha!! Esse ano vou ofertar mais para missões! Esse ano vou me dedicar mais na igreja e nas coisas de Deus! Esse ano… esse ano… e todas essas promessas duram até o final de janeiro, algumas chegam até o feriado de carnaval e outras tantas, nem saem do lugar! Mas todos querem a bênção, todos querem que Deus fale com ele, todos querem prosperar e todos querem e querem… como irão colher se não plantam? Como irão crescer se não investem intencionalmente no crescimento espiritual. Ser “árvore ou moinha” é questão de escolha, de prioridades e de fazer valer o que acreditam. Acreditamos na vida eterna, mas só trabalhamos para a vida material; cremos num tesouro no céu, mas só depositamos em bens materiais e só investimos em segurança para esta vida! Amados, a moinha o vento espalha, ainda que ela pensa que seja uma árvore! Nossos tesouros são tão eternos quanto  os bens nos quais investimos. Queremos ser árvores frutíferas e famílias abençoadas, espirituais… você poderia ser honesto e dar uma olhada da agenda de atividades dos seus filhos? quantas dessas atividades conduzirão a serem árvores e quantas conduzirão a serem moinhas? Quantas produzirão edificação e crescimento espiritual e quantas só acirrará a competição no mercado de trabalho, de sucesso, e os colocarão em vantagens sobre os primos, os vizinhos e os colegas… só competição. Voltemos a pensar nos versos iniciais do Salmo primeiro e reavaliemos nossas escolhas e prioridades.

Senhor, obrigado, por o mais importante, precisa ser o mais importante! Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Ímpios Não São Bem-Aventurados

Meditação do dia: 13/04/2024

“Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.” (Sl 1.4)

Ímpios Não São Bem-Aventurados – Escolhas fazem toda a diferença! Pequenas escolhas produzem grandes resultados. Servir a Deus ou servir a si mesmo é uma escolha que sabemos que acontece; já fizemos isso e não há arrependimento, porque Deus é bom o tempo todo. Uma grande decisão que toda pessoa tem que tomar, mais cedo ou mais tarde, e o quanto antes, melhor, é sobre o senhorio de suas vidas. Definitivamente o homem foi criado para ser autônomo, mas não independente, precisa de uma conexão constante com o Criador e só assim a pessoa se sente completa. A grande mentira contada no Éden foi que ele poderia se tornar independente, igual a Deus. A cobiça e o infame desejo de não ser servo e sim, ser senhor de si mesmo e do seu destino, foi o que desgraçou a raça humana inteira. Adão era santo, inocente, perfeito, mas imaturo, inexperiente e o diabo se valeu disso para semear uma dúvida e o homem passou a acreditar que ele seria independe e senhor de seu destino. A verdade é que ele saiu de debaixo do senhorio de Deus e imediatamente estava debaixo do jugo de Satanás, que utiliza o pecado como seu aguilhão, ou testa-de-ferro; numa linguagem mais comercial, o pecado é só um “laranja” a serviço do mal. “Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? 56 Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei” (1 Co 15.55,56). O homem bem-aventurado do Salmo 1, escolhe não andar no conselho dos ímpios, escolhe não se deter no caminho dos pecadores, escolhe não se assentar na roda dos escarnecedores, ele escolhe sua fonte de prazer e escolhe meditar na lei do Senhor de dia e de noite. Essas escolhas diárias, contínuas, perseverantes à despeito de todas as demais demandas de sua vida, produz nele a semelhança metafórica, a uma árvore plantada junto às correntes de águas e que está sempre verde e produtiva. A escolha de não andar nos conselhos dos ímpios aparece aqui, quando se revela que esses ímpios não podem ser comparados com o bem-aventurado. As escolhas deles, ainda que bem intencionadas, os levam a outros resultados, que não são nada desejáveis para os bem-aventurados. Pessoas naturais ou carnais fazem suas escolhas baseados em seus conhecimentos ou suas informações lógicas ou que lhes fazem melhor sentido; tais decisões estão no campo do menor esforço, bons resultados sem trabalho, sem fidelidade e sem prestação de contas. Eles agem como senhores de suas vidas, quando na verdade não são; o bem-aventurado sabe de suas limitações, de suas fraquezas e do quanto lhe importante ser dependente de Deus e seguir suas instruções dadas e reveladas nas Escrituras. Que escolha você faz? Ser um bem-aventurado, ou ser um ímpio ou pelo menos agir como se fosse um?

Senhor, segundo a palavra de Jesus no Evangelho de João, não fomos nós que o escolhemos, antes, ele nos escolheu primeiro, para irmos e darmos frutos com abundancia e assim glorifica-lo. Agradecemos a tua sábia escolha, por amor e misericórdia, porque não tínhamos e não temos muito a oferecer, a não ser aquilo que recebemos de ti mesmo. Agora, andando em fé, escolhemos servir ao Senhor e andar pelos teus caminhos. Reafirmamos isso com fé e determinação, confiantes na graça e no poder do Espírito Santo que nos assiste todos os dias, até a consumação dos tempos. Essa é nossa oração, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason