Meditação do dia 1º/04/2016
Ne 3.1 “E levantou-se Eliasibe, o sumo sacerdote, com os seus irmãos, os sacerdotes, e reedificaram a porta do gado, a qual consagraram; e levantaram as suas portas, e até à torre de Meá consagraram, e até à torre de Hananel.”
Juntos, ao seu lado e Depois dele – “O Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só; mas o sonho que se sonha juntos é realidade!” Esse pensamento que algumas fontes atribuem a Raul Seixas, “o maluco beleza,” não deixa de ter suas razões, porque o princípio por trás dele é o da unidade de propósitos e sabemos muito bem quanto poder há no fator unidade. O valor da comunidade supera em muito o valor da unidade. Praticamente estudiosos e peritos em administração bebem nas águas de Neemias, porque o sucesso de grandes projetos, que teoricamente seriam inviáveis ou humanamente impossíveis de realização por diversos fatores, foram realizados por Neemias e sua comunidade de pessoas normais, comuns, mas dotados de uma força que não se explica senão pela graça de Deus em cada uma delas e somando-se as forças pequenas fizeram uma corrente poderosíssima. Sou líder de uma comunidade de pessoas, numa pequena cidade do noroeste paulista e na tarefa de formar líderes e manter motivado toda uma comunidade, sou desafiado pela vida e trabalho de Neemias e faço uso constante do seu legado, para mostrar que podemos realizar coisas boas e grandes, se agirmos com as forças certas na direção certa, como vemos nesse livro. Hoje, destacamos o registro de aproximadamente trinta citações de expressões no capítulo três deste livro, que alude ao mutirão que se organizou para restaurar os muros, portas, portões e torres de segurança no entorno de Jerusalém, que se encontravam em ruínas completas. O Sumo Sacerdote Eliasibe, juntou-se com sua equipe sacerdotal de ministério e trocaram as vestes sacerdotais por vestes de trabalhadores da construção civil; deixaram os instrumentos de culto e rituais e pegaram em ferramentas de trabalho pesado; deixaram os sacrifícios, as oferendas e oblações, botaram a mão na massa de assentar alvenaria, carpintaria, e outras ocupações. Além dos seus turnos de serviços de culto, eles reconstruíram um setor grande e importante de muros, torres e portais e consagraram aquilo a Deus e isso produziu uma corrente de ações de pessoas das mais variadas profissões e ofícios, cada um trabalhando ao lado do outros, juntos aos outros e depois de outros de uma tal forma que cada um fez um pouco e juntos fizeram mais do que o esperado e dentro de espaço de tempo inigualável. Eu gosto muito de ler isso..e junto a ele…e junto a eles…depois deles… ninguém estava concorrendo com ninguém, nem tentando fazer melhor ou mais rápido, ou só porque ele tá fazendo eu também vou… a cidade era de todos, a proteção servia a todos e aquilo abria espaço para poder realizarem muitas outras restaurações. O reino de Deus é de todos nós, filhos de Deus, a tarefa de comunicar o amor de Deus é de todos nós, parcerias são viáveis e necessárias, o trabalho em conjunto é sempre bem vindo. Construir é uma palavra positiva, linda e sagrada também!
Senhor, te conhecemos como o Deus criador e sustentador de todas as coisas! O universo é por demais grande e complexo e tu o criaste sem maiores problemas e não tens dificuldade em administrar e cuidar de toda a criação. O homem é obra de tuas mãos e objeto do teu amor sem par; somos a coroa da tua criação, para agirmos em amor e bondade na construção de um reino que jamais será abalado, transferido ou aniquilado. Como é bom saber que o Senhor não muda, não abandona e nem rejeita aqueles que se aproximam em oração e adoração. Louvado seja o Deus criador! Engrandecido seja o teu santo nome! Glória e honra, pertencem a ti, somente a ti, Senhor! Amém!
Pr Jason