Não Posso Descer

Meditação do dia 04/04/2016

Ne 6.3 E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco.”

Não posso descer – O que não faltava para Neemias e seus companheiros era oposição! De todos os lados, de todos os tipos e modos, começando por exigir apenas um pouco de atenção, até chegar a ameaças de morte. Enquanto Neemias estava cheio de ocupação com o trabalho de restaurar a cidade e a nação, administrar crises de pessoas desocupadas e liderar pessoas comuns fazendo tarefas de especialistas, e lograva êxito, isso deixava os adversários mais irritados ainda. Para esclarecer: O povo que haviam ocupado os territórios devastados e abandonados de Israel, viviam nômades e sobrevivendo as duras penas e até mesmo saqueando e extorquindo caravanas e pilhando propriedades. Quando Neemias e os judeus chegaram para restaurarem o templo e a própria cidade de Jerusalém, eles tentaram se infiltrar, para tirar proveito dos bens que o povo trouxera na viagem de volta. Como não foram aceitos pelos líderes judeus e proibidos de envolverem nas obras de reconstrução, então passaram a se opor a qualquer iniciativa dos restauradores. Á medida que a obra progredia, diminuía as chances deles e então intensificavam as manobras para desestabilizar as pessoas. Isso é clássico: Quem não tem competência, não se estabelece; e quem não tem projetos de construir, são ótimos em atrapalhar a quem constrói. As pessoas que tomam iniciativa de mudarem de vida e reconstruírem suas histórias, sofrem ataques e pressões de todos os modos, para que não deixem o estado deplorável em que vivem. Para os invejosos, todo progresso de alguém acima da média deles, é perigoso e deve ser contido. Neemias estava em alta, estava trabalhando acima da mediocridade e contando com o favor de Deus e as pessoas estavam motivadas; isso é claro, não agrada os desocupados e aqueles que torciam pelo fracasso. Então faziam “convites” para reuniões com Neemias, para acertar detalhes, trazendo Neemias para baixo, literal e figuradamente. Mas pessoas positivas, sabem que não vale a pena parar uma grande obra para descer e encontrar pessoas sem propósitos, com más intenções. “estou fazendo uma grande obra, de modo que não descer!” Amados, sair da sua posição de vitória, de prosperidade em Deus e onde se encontra seguro e produtivo, para descer ao nível de reprovados, indolentes e desocupados, não é nada bom. Não se rebaixe ao nível de quem não merece seu respeito e sua cooperação. Descer, sim, quando vamos nos encontrar com quem tem algo a mais a nos acrescentar e nos abençoar e daí começar a subir novamente. “Para o entendido, o caminho da vida leva para cima, para que se desvie do inferno em baixo” (Pv 15.24).

 

Pai, graças por mais um dia e mais uma oportunidade de aprender e crescer; O Senhor é bom e a tua bondade está em todas as tuas obras. Desejo de coração continuar crescendo e aperfeiçoando a obra que tens para minha vida. Me conceda a graça de discernir as vozes que em volta chamam minha atenção, para que eu não atenda e não ceda àquelas que querem que eu desça de onde já conquistei uma posição de vitória. Permita que tenha sensibilidade para saber quando devo humildemente descer e me aconselhar e aprender com quem tem algo de ti para me abençoar ou a quem eu possa instruir e ajudar a subir mais. Em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

 

Siga também através do blog: https://wordpress.com/post/meditacaododia.net

Deixe um comentário