A Humildade Precede a Honra

Meditação do dia 19/04/2016

Et 8.15 Então, Mordecai saiu da presença do rei com veste real azul e branco, como também com grande coroa de ouro e manto de linho fino e púrpura; e a cidade de Susã exultou e se alegrou.”

A humildade precede a honra – Ninguém entende mais de relações humanas do que Jesus e ninguém conhece melhor os caminhos do sucesso e de como evitar o fracasso, do que ele, o mestre. Ele disse muito sobre o papel da humildade e como isso importa no reino de Deus. Tiago, irmão de Jesus e no seu livro, ele diz que “Deus resiste aos soberbos, porém concede graça aos humildes” (Tg 4.6). A história de Mordecai e da rainha Ester comprova que essa verdade funciona na prática. No capítulo três, no verso final, mostra Hamã sentando-se para um “drink” com o rei, em celebração do decreto que lhe permitia a exterminação dos judeus, enquanto eles do lado de fora do palácio, na cidade de Susã havia perplexidade. Tudo aconteceu para despertamento e aprendizado de todos nós, sem omitir os próprios personagens, que viveram a experiência. A fé, a oração, a unidade de propósito e perseverança de todos foram testados até quase à exaustão, mas as bênçãos vieram em abundancia. Ester soube se portar não só como mulher, mas como uma dama, uma verdadeira rainha, alguém com responsabilidade de cuidar e proteger uma nação inteira. Se mostrou firme, determinada, sábia e disposta a trabalhar em cooperação, sabendo o valor do trabalho e do esforço de cada pessoa na sua equipe. Desde as damas que a acompanhavam no dia a dia, os eunucos de serviço, o tio plebeu, mas um nobre de coração  e um verdadeiro “lorde,” e sem deixar nem por um instante de depender da graça de Deus, de fato e de verdade. Definitivamente, Ester não era apenas um rostinho bonito, mas uma mulher que mereceu o seu nome e o seu lugar na história. Há pessoas que nascem nobres de berço e passam a vida toda sendo medíocres e plebeus de caráter e de atitude, sem jamais merecer ou fazer jus ao que a vida lhe concedeu. Por outro lado, há pessoas que nascem simples mortais, sem nome, títulos ou traços de valor social, mas produzem na vida o suficientes para até os de sangue azul se curvarem diante deles em reconhecimento e gratidão. Com Deus no coração e com consciência de seu valor, qualquer pessoa pode construir seu nome e deixar um legado que o seguirá pela eternidade. Por todos os lados encontramos pessoas notáveis, imprescindíveis, que jamais aparecera ou serão vistos na mídia ou terão suas histórias contadas; mas não faltam testemunhas e pessoas agradecidas pela existência delas e pelo papel que desempenharam na vida. À poucos dias, Mordecai estava se descabelando e clamando em profunda tristeza e chegando vestido de saco para se assentar na porta de entrada do palácio; um trapo humano, condenado ao massacre, desprezado e objeto de ódio. A roda girou, e agora ele aparece na sacada do palácio, vestido com o manto real, coroa e todos os paramentos que identificam alguém da nobreza e do quadro de ministros reais e na cidade, agora alarido de festa. Que diferença! Quem se humilha será exaltado e quem a si mesmo se exalta, será humilhado. Lição, que precisamos manter em mente o tempo todo.

 

Senhor, obrigado por ser humilde de coração e guiar nossas vidas por esse mesmo caminho. Reconhecemos que a cada dia precisamos reconsagrar-nos e manter sob vigilância o nosso coração para continuarmos recebendo graça em tempo oportuno. Obrigado pela vida de filhos e servos como Mordecai e Ester, que se dispuseram a ser bênçãos e construir o reino. Hoje, é tempo oportuno de aprender mais. Obrigado Espírito Santo, guia o meu coração e a minha vontade, para alinhar-se com a perfeita, boa e agradável vontade do Pai. Em nome de Jesus. Amém.

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s