O Messias

Meditação do dia 13/08/2016

Sl 72.17 “O seu nome permanecerá eternamente; o seu nome se irá propagando de pais a filhos enquanto o sol durar, e os homens serão abençoados nele; todas as nações lhe chamarão bem-aventurado.

 O Messias – A Bíblia é a revelação especial de Deus à humanidade. Tudo o que precisamos saber sobre seus planos e propósitos estão nela registrados. Ela é bem mais do que um livro, uma peça de literatura ou uma escritura sagrada; pois isso nós temos de montão espalhados mundo à fora. Nossa herança espiritual em termos de fé, ensinos e prática devocional, herdamos dos antigos hebreus, judeus ou israelitas. Temos registros genealógicos precisos nas Escrituras que comprovam a nossa origem como raça humana, todos descendendo de um único casal de ancestrais, Adão e Eva, que foram originalmente criados e colocados num local especial onde se desenvolveram em sociedade e chegou até nós. Faz parte dessa jornada, o fato deles terem desobedecido a Deus quanto a uma instrução, e a consequente penalidade da perca da comunhão e amizade direta com o Criador. Nessa situação, receberam uma promessa de redenção, que nas Bíblia, se torna o centro de toda a trama nela narrada. Assim, pode-se descrever a história humana com três simples palavras: GERAÇÃODEGENERAÇÃO e REGENERAÇÃO. Essa primeira promessa a chamamos de “messiânica” por se referir a uma pessoa, descendente humano, enviado por Deus com uma missão muito específica de resgatar a todos e trazê-los d volta para a presença de Deus, restaurando tudo o que o pecado estragou; ele seria então o Messias, o Cristo. Em Gn 3.15 se registrou: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Desde então, essa “semente da mulher” passou a ser aguardada e desejada em todas as gerações. Era necessário um plano bom e perfeito a ser seguido meticulosamente, uma vez, que Deus tem um arqui-inimigo, que tem como meta destruir tudo o que agrada a Deus e como não pode atingir pessoalmente ao Senhor, ele ataca a criação de Deus, especialmente a humanidade, que é por demais preciosa aos olhos do Criador. Partindo de Gn 3.15, podemos detectar como um fio vermelho percorrendo toda a revelação de Deus na Bíblia, até chegar ao Calvário onde ele consumou o sacrifício definitivo, capaz de cobrir o preço exigido pela justiça divina, para expiar os pecados de todos em todo tempo e para todo o sempre; Apocalipse, fecha o parêntese da história humana, aberto no Jardim do Éden, com o pecado e onde reinicia a continuidade de tudo como devia ser, sem a intervenção do pecado humano. Esse salmo 72, que lemos hoje, inteirinho, é um texto messiânico, nada ali descrito poeticamente por Davi, poderia ser cumprido na vida de qualquer outro homem, a não ser em Jesus Cristo. Releia-o e verá as descrições de suas qualificações como rei, juiz, redentor, restaurador e alguém que não está limitado ao tempo e ao espaço. Jesus Cristo, não é apenas uma figura incrível da história humana, com tentativa de ajudar os outros com ensinos, idéias e desejo de mudanças. Jesus é alguém único, providenciado pelo amor de Deus, que viveu todas as etapas para preencher as qualidades e requisitos para ser o redentor perfeito. É por isso que o nosso verso base de hoje afirma: O seu nome permanecerá eternamente; o seu nome se irá propagando de pais a filhos enquanto o sol durar, e os homens serão abençoados nele; todas as nações lhe chamarão bem-aventurado. Conhece esse Messias?

Senhor Jesus, bendito seja o teu nome, poderoso diante de Deus e em qualquer outro lugar, tempo e espaço. Com o teu sacrifício, compraste para Deus, homens de todas as tribos, povos línguas e nações e foram constituídos em reis e sacerdotes, para reinarem para todo o sempre. Obrigado por morreu na cruz pelos meus pecados e ali levar minhas derrotas, fracassos e a condenação. Reconheço minha condição miserável e também reconheço sua santidade e justiça e aceito, recebo alegremente o que fizeste e como fizeste, porque assim é a vontade do nosso Deus e Pai; graças pela ação do Espírito Santo, que convence-nos da nossa real condição e disponibiliza a obra perfeita e única que pode nos restaurar. Obrigado, de coração, nesse nome, acima de todo nome, amém.

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s