Meditação do dia 02/06/2017
Ez 41.1 – “Então me levou ao templo, e mediu os pilares, seis côvados de largura de um lado, e seis côvados de largura do outro, que era a largura da tenda.”
Medidas são necessárias – Lembrando, que nesses capítulos, o profeta Ezequiel está participando de uma experiência transcendental. Em espírito, o Senhor está lhe revelando coisas que dizem respeito não só ao futuro de Israel, mas também do culto e da obra completa da redenção. Apenas para nos situarmos, o profeta estava tendo uma visão no seu espírito, na qual ele fora transportado da Babilónia e se encontrava em Jerusalém, para ver, aprender e guardar consigo verdades que deveria posteriormente profetizar à Israel. O Tempo de Jerusalém, que fora construído por Salomão, teve suas plantas e arquitetura, reveladas por Deus a Davi, que as passou ao seu filho para que executasse a obra. “E deu Davi a Salomão, seu filho, a planta do alpendre com as suas casas, e as suas tesourarias, e os seus cenáculos, e as suas recâmaras interiores, como também da casa do propiciatório. E também a planta de tudo quanto tinha em mente, a saber: dos átrios da casa do Senhor, e de todas as câmaras ao redor, para os tesouros da casa de Deus, e para os tesouros das coisas sagradas; Tudo isto, disse Davi, fez-me entender o Senhor, por escrito da sua mão, a saber, todas as obras desta planta” (1 Cr 28.11,12,19). Deus tem um bom escritório de arquitetura, que planeja suas grandes obras com absoluta perfeição. Além da complexa criação do universo e suas leis tão precisas e todos os sistemas que interagem e interdependem entre si, mostra a capacidade criativa dele. Quando Noé foi convocado para construir a arca, o Senhor lhe forneceu a planta com as medidas e as proporções e a ciência naval já comprovou que aquelas medidas são as melhores possíveis para uma estabilidade perfeita de uma embarcação daquelas proporções e finalidades. Quando Moisés foi ordenado a construir o tabernáculo no deserto, durante o êxodo, ele foi chamado lá no monte e recebeu uma revelação e a recomendação para fazer como se lhe havia sido mostrado. Posteriormente veio a construção do templo definitivo, e agora, quando ele fora destruído e arruinado, e posteriormente seria restaurado por Esdras e Neemias e no futuro mais longe por Herodes, o grande, que era o existente nos dias do Senhor Jesus e os apóstolos, que fora também destruído no ano 7º D.C. pelo general romano, Tito. O livro de Ezequiel, é profético sobre a consumação da história, especialmente o povo de Israel e o futuro desse povo, tem tudo a ver com o futuro nosso, da igreja e com a obra da redenção da humanidade. Então o profeta está vendo ser medido aqui e descrito como um templo e um santuário, não é parecido com templo de Salomão, mas algo especial, futurista e bem mais apropriado à vida espiritual da nação e dos destinos após o que chamamos de “era apocalíptica,” por isso muitos detalhes figurados e difíceis de compreender com a visão e a revelação que temos hoje. Mas sabemos, que esse futuro, será bem melhor e mais adequado à fé e ao culto ao verdadeiro Deus. Quem viver, verá!
Pai, permita, em nome de Jesus, que alcancemos corações sábios e entendimento das verdades sobre tudo o que tens preparado para os teus santos. Que os olhos do nosso entendimento sejam verdadeiramente iluminados para vermos e compreendermos além do físico e material, mas do teu ponto de vista e com as aplicações que glorificam ao Senhor e toda a obra efetuada na cruz para redimir a humanidade perdida e pelas riquezas do Evangelho estão disponíveis a todos pela fé em Cristo. No nome dele é que oramos, amém.
Pr Jason