Meditação do dia 18/08/2017
Zc 9.9 – “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.”
Jumentinho 1.0 – Certamente muitos já se divertiram com a anedota daquele jumentinho todo orgulhoso que veio para sua mãe dizendo que ele era famoso, querido e aclamado pelas multidões, pois foi o que acontecera ao entrar em Jerusalém. Sua mãe disse que não era nada disso, que ele tirasse isso da cabeça e voltasse a sua vida normal; mas ele não aceitou a admoestação da mãe e voltou para comprovar sua fama e carisma e ficou profundamente decepcionado quando nada aconteceu – nada de reconhecimento, palmas e flores para ele pisar, nem aplausos, ao contrário, foi enxotado e expulso. Quando relatou o caso a sua mãe, ele lhe revelou que tudo o que lhe acontecerá foi por causa da pessoa que você carregava – Jesus, e acrescentou: “Meu filho, sem Jesus você é apenas um jumento!” Jesus é para nós o que há de mais sagrado e preciso nesse mundo e em quaisquer outros, nesta vida e na vindoura. Entender que Jesus é o começo, meio e fim de todas as coisas, é um pilar de estabilidade para a vida. Fomos criados por Deus para um propósito muito especial, que é ser acima de tudo “transformados e conformados à imagem de seu filho!” Assim sendo, quanto mais nos parecemos com Jesus, mais somos nós mesmos. Mas o caminhar na vida trás consigo muitas situações em que coisas grudam em nós e que não fazem parte daquilo que somos e nos impedem de sermos e fazermos o que realmente importa. Muitas coisas que entram em nossas vidas, não são necessariamente pecaminosas, lesivas ou ruins; mas à medida que não abrimos mão de certas dessas coisas e fazemos uma limpeza periódica, uma faxina mesmo, vamos acumulando pesos mortos, perdendo eficiência e caindo em produtividade e consequentemente perdendo prazer e desviando do foco verdadeiro, que é agradar a Deus, servi-lo de todo o coração e cumprir o propósito individual dentro do reino. Periodicamente precisamos fazer exames e acompanhamento médicos para aferir e calibrar nossa condição de saúde e evitar surpresas desagradáveis. Igualmente fazemos manutenção do carro para mantê-lo em bom estado e desempenho; fazemos isso com nossos imóveis, investimentos, carreiras etc. E a vida espiritual? O relacionamento com Deus? O nosso ministério? Quero fechar aqui com um pensamento do Wayne Cordeiro, transcrito do livro Jesus, puro e simples: “Não tenha medo de permitir que Jesus retire de você aquilo que você não é, para que não se transforme naquilo que nunca quis ser.”
Senhor, tu és ainda e sempre serás a melhor coisa que aconteceu em nossas vidas. Por tua vida e teu amor, sou e somos tudo isso hoje. Pela bondade do Pai, temos uma vida e um propósito maravilhoso, elevado e significativo. Obrigado por nos assistir e exercer disciplina em nossas vidas. Nossa consagração permanece firme, e nossa submissão também. A ti seja a honra e a glória em todo tempo. Amém.
Pr Jason