A Estrela no Oriente

Meditação do dia 06/09/2017

 Mt 2.1,2 – E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.

A Estrela no Oriente – Sendo direto e franco, tudo que entendo de astronomia, é nada, no máximo, consigo localizar o Cruzeiro do Sul numa noite bem estrelada. Mesmo sendo criado no interior e no meio da cultura popular e suas “ciências,” tenho que confessar que ainda hoje não sei distinguir bem as fases da lua, e olha que são apenas quatro, todo mês! Mas vendo a história do nascimento de Jesus, aparece também esses detalhes que são cheios de significados e vale muito meditar e apreciar. Como aqueles Magos (se místicos, se cientistas, astrônomos etc), isso lá são outros detalhes; mas o fato é que eles estavam estudando e pelos seus meios e métodos, descobriram uma estrela e discerniram o seu significado. Não dá para aceitar que foi mera superstição, porque eles empreenderam uma longa jornada, numa época difícil de fazer isso, para irem especificamente na Judéia, onde sábia que havia nascido um rei dos judeus, mas o mais significativo de tudo é que eles não vieram para fazer uma visita real, e prestar homenagens de estado ao novo herdeiro do trono; eles vieram ADORÁ-LO!  E isso indica que eles sabiam que os judeus, só adoram um Deus único, Jeová. Sou obrigado a admitir que de acordo com a minha própria fé teológica, o homem só conhece a Deus de fato, por uma estrita permissão da generosidade divina que se permite revelar. Então, Deus se revelou a esses magos; revelação divina, precisa, profética e empírica. Eles viram a sua estrela no oriente, não é uma Estrela do Oriente, mas NO oriente, porque acredito que isso hoje seria um caminho ainda mais agressivo para o misticismo oriental, que solapa a cultura ocidental sem cultura alguma. Os ocidentais consomem o misticismo pagão oriental como se ele pudesse e tivesse todas as respostas, pode até ter, mas nem lá no oriente eles resolveram os males, mesmo com milhares de anos dessas práticas. Gosto de pensar, que pelas suas ciências, meios e recursos, aqueles homens foram guiados até onde poderiam encontrar Jesus, que é de fato a resposta de Deus para as indagações humanas. Baseado no que acreditavam, eles fizeram a jornada de suas vidas, que bom que estavam na direção certa e com a motivação certa. O que tem motivado a jornada de sua vida? Em que tipo de experiência você tem gastado sua vida, seus recursos, suas energias e acha que está valendo o esforço? Qual será a recompensa ao final dessa jornada?

Jesus, acredito que tu és o Alfa e o Ômega, Princípio e Fim de todas as coisas. Por ti foram criadas todas as coisas e em ti todas elas subsistem, é maravilhoso te contemplar e dizer a teu respeito: “Por que dele, por ele e para ele são todas as coisas; glória pois a ele, eternamente amém!” Obrigado, por ser o sentido da minha jornada de vida. Graças pela revelação que me permite te conhecer, te amar e te servir. Amém!

Pr Jason

Deixe um comentário