Perícia e Simplicidade

Meditação do dia 11/05/2019 

 “E cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas.(Gn 25.27)

 Perícia e Simplicidade – Como já escrevi em vezes anteriores, nossas escolhas revelam nosso caráter e outras coisas mais. Quero pensar aqui em poucas palavras duas expressões que qualificam esses dois garotos. Um era perito caçador – o outro é homem simples. Por si só, são expressões que não dizem muita coisa, afinal numa época em caçar era normal e necessário para levantar o sustento da família e alguns até faziam disso a sua profissão, alguns se destacariam como bons caçadores e outros seriam, digamos amadores, levantavam o sustento necessário, ou até mesmo o faziam por lazer o esporte. Ismael, o meio irmão de Isaque era um flecheiro notável . “E era Deus com o menino, que cresceu; e habitou no deserto, e foi flecheiro” (Gn 21.20). Na antiguidade, anterior a Esaú e Jacó ou Ismael, já haviam bons caçadores. O mais distinto registro bíblico disso é sobre a pessoa de Ninrode, bisneto de Noé, no tempo da torre de Babel. “E Cuxe gerou a Ninrode; este começou a ser poderoso na terra. 9
E este foi poderoso caçador diante da face do Senhor; por isso se diz: Como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor” (Gn 10.8,9). Ele foi o primeiro homem a se impor pela força e por sua perícia e assim começou a amealhar seguidores, terras e montar reinos. Segundo a tradição e até os registros que fizeram dele um ícone da mitologia, por ser tão hábil na montaria, ele até parecia formar uma única unidade com o cavalo; criando assim a figura mitológica do Centauro, que simboliza o signo de Sagitário dos horóscopos. Mas eu desejo lidar com outro aspecto, que diferencia a vida espiritual e o modo de se lidar com as questões da vida. Um perito, é alguém bom naquilo que faz, é um especialista, alguém que domina que precisão e habilidade aquela arte ou ofício. Se torna uma autoridade naquela área. Nada de errado nisso, ao contrário, é uma bênção e faz parte dos dons e talentos dados por Deus para que sejam desenvolvidos. Se alguém precisa de uma cirurgia delicada, digamos cardíaca ou neuro e tem indicações de peritos bons e renomados e um sem referencias e até restrições… qual escolheria? O perito é claro! Quando trazemos a questão para o campo espiritual, entendemos que Deus também tem pessoas peritas em questões espirituais, mestres, pregadores, pesquisadores, cartógrafos, intercessores, etc. o ruim reside quando se perde a dependência de Deus e a obediência as orientações da Palavra, da oração e da comunhão com o corpo de Cristo. Homens simples, confiam menos em si mesmos e mais na graça de Deus. Eles se especializam em buscar a vontade de Deus e primar por seguir fielmente esses preceitos, pois sabem que por eles mesmos não podem muito, ou nada. Eles não tem razões para confiar em seus dotes, talentos e habilidades. Os peritos também podem ser dependentes da graça de Deus e se manterem humildes e consagrados, mas o desafio para eles é maior, porque eles podem agir e sabem que podem fazer um bom trabalho. Quem acompanha a vida e a história de Jacó e Esaú, podem ver ao longo de suas vidas como foram suas escolhas e como foram os resultados. Você e eu, somos homens simples, que habitam em tendas, ou somos peritos em nossas áreas?

 

Senhor, obrigado por seu o Deus do conhecimento, das artes, das ciências e nada disso contradiz o teu amor e bondade. Consagramos o que somos e o que temos, porque foi recebido de ti, para ser instrumentos de bênçãos e construção do reino de amor e salvação. Queremos ser bênçãos ao utilizarmos os dons, talentos e habilidades com os quais fomos agraciados por ti. Que sejam instrumentos de construção e amor. Em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s