O Guisado Vermelho

Meditação do dia 14/05/2019 

 “E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom.(Gn 25.30)

 O Guisado Vermelho – A turma da saúde alimentar defende que a pessoa é aquilo que ela come. Nada contra, nem à favor, muito pelo contrário. Mas a história também revela que muitas pessoas ganharam apelidos que os acompanharam pelo resto de suas vidas e alguns por gerações, por alguma relação com alguma comida. Conheci alguém que em tom de brincadeira, apostou com um amigo sobre quem comia mais doce, mais especificamente marmelada, naqueles tempos que elas vinham em caixinhas de madeira de meio quilo por unidade. Meu amigo, após a terceira, pediu mais uma e o amigo dele disse não e justificou: perco a aposta e pago o que comemos, mas você ficará com apelido de “quilo e meio.” Essa história gerou futuramente brigas, intrigas, lesão corporal, processo na justiça, condenação e multa e os danos foram muitos. Tudo por um quilo e meio de marmelada. Os torcedores paulistanos provocavam os torcedores santitas, perguntando se não haviam trazido peixe da baixada. Com o tempo a zoação se tornou o símbolo do clube praiano e não é mais ofensa; O porco com o Palmeiras veio pelo mesmo caminho. Em Natal, no RN, os torcedores do América criticavam os rivais do ABC por deixarem muito lixo e frascos nos estádios e diziam que se um dia eles viessem a ter o seu próprio estádio, o nome certamente seria “Frasqueirão.” Dito é feito, hoje ele tem um belo estádio e Parnamirim, e conhecido como queriam os adversários: Frasqueirão. Provavelmente muitos de vocês conhecem histórias semelhantes a essas, onde alguém acabou incorporando uma identidade, por uma situação do dia a dia. Pois bem, aquele ensopado saboroso, chegado no coloral, bem vermelhinho que Jacó fizera, produziu isso e mais um pouco na vida de Esaú. Ele comprou caro, comeu bem e quem sabe até derramou caldo pela barba e as vestes que ficaram vermelhas e isso lhe valeu o nome de Edom, que significa vermelho e essa característica o acompanhou por toda a sua vida e além dela, por seus descendentes vieram a se tornar uma nação como profetizado para Rebeca e ficou conhecido como o povo de Edom – e rivais de Israel por todos os seus dias de existência. Que escolhas fazemos que podem nos marcar, a princípio por mera brincadeira entre amigos e depois como marca distintiva e finalmente como traço de caráter? Como as pessoas nos observam o tempo todo e como figuras públicas estamos expostos, precisamos cuidar não só da nossa imagem pessoal, mas especialmente do testemunho do nome de Jesus e do Reino de Deus, que está diretamente associado a nós.

 

Pai, obrigado por nos permitir levar o teu nome e representar a tua graça diante dos homens que carecem da tua bondade e misericórdia. Pedimos corações sábios e decisões maduras e saudáveis para que sejas sempre honrado e glorificado através de nossas vidas e testemunhos. Obrigado, em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s