Os Planos de Jacó

Meditação do dia: 24/09/2019

  “Porque dizia: Se Esaú vier a um bando e o ferir, o outro bando escapará. (Gn 32.8)

 As Conclusões de Jacó – Muitos anos à frente, claro, porque Jacó não morreu e nada do que ele previa aconteceu, um dos seus descendentes escreveu algo que desejo aplicar aqui: Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua. Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o Senhor pesa o espírito. Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos (Pv 16.1-3). O coração do homem faz muitos planos, e ainda mais perigosos são esses tai planos quando feitos sobre pressão emocional e com medo. Jacó recebera permissão e até ordem de Deus para partir de volta para Canaã e ali receberia as confirmações das promessas que ele já sabia e acreditava. Ele também sabia que seu irmão Esaú iria exigir satisfações do passado e ele tinha uma palavra de Deus de que seria guardado e protegido. Mas tal qual ele, insistimos que nossos caminhos são bons e puros, mas a verdade é que somente o Senhor pode pesar o espírito. O verdadeiro íntimo humano, nem o próprio humano conhece! Provavelmente nem o próprio sábio que disse a célebre frase: “Conheça-te a ti mesmo,” sabia exatamente o que dizia, como eu mesmo digo de mim mesmo: as vezes falo coisas tão profundas, que depois, nem eu mesmo sei o que falei! A verdade verdadeira está nas páginas sagradas, como essa: Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus (1 Co 2.11). Somos um espírito que temos uma alma e moramos num corpo, isso é o que somos, a verdadeira pessoa é o espirito e não o corpo. O espírito é a parte imaterial que ganhamos na criação que veio do próprio Deus no sopro de vida. O corpo foi feito do pó da terra e um dia voltará para lá ou seremos transformados na volta de Jesus. O Espírito Santo, que é Deus, habita em nosso espírito, pois eles podem comunicar e interagir, pois são da mesma essência. Podemos desenvolver nosso espírito tal qual desenvolvemos nossa alma e nosso corpo físico. O espírito humano pode ser treinado e potencializado ao máximo através de procedimentos espirituais saudáveis, como a meditação na Palavra de Deus, a oração, a comunhão e as demais disciplinas espirituais. Isso pode e deve ser levado à sério num programa de treinamento. O mesmo se pode fazer com a alma e também com o corpo. Veja o que os atletas de alto rendimento conseguem, com muita determinação, treinamento práticas bem orientadas e trabalho duro. Quando Salomão, no verso 3 do texto acima, disse para CONFIAR no Senhor as nossas obras e assim os nossos PENSAMENTOS seriam estabelecidos, ele estava falando de pessoas que cresceram, amadureceram, alinharam suas vontades e decisões com a verdadeira vontade de Deus. Jacó confiava em Deus, até que se viu diante de uma crise séria e começou a agir loucamente fazendo coisas que salvariam a sua pele, ou ao menos a metade dela. Dividir tudo em dois bandos para confundir o inimigo, caso ele pegue um, dá para correr com o outro e quem sabe, salvar alguma coisa. Isso é plano de homem; isso é plano de quem está com medo! Isso é ação de quem está desesperado e nem pensa bem no que tá fazendo! Esaú iria arrasar um a um os grupos de gente e de animais; ele nunca valorizara pessoas, promessas, alianças e entendia apenas a linguagem da violência e da vingança. Confiar em Deus daria o mesmo resultado que acabou acontecendo, apenas que sem todo esse estresse e sofrimento. Deus não chama o seu povo e os seus filhos para entrega-los ao inimigo no meio da jornada. Deus não tem planos de derrota para mim e para você! Não teve, não tem e não terá! O inimigo sim, tem planos para acabar com a nossa raça e extinguir-nos da história e da face da terra. Mas ele também é problema de Deus e não nosso. Confiemos no Senhor de todo o nosso coração. Só e tudo isso!

Pai celeste, obrigado por chamar, conduzir e proteger o teu povo em todas as etapas da jornada. Os planos que tens são bons e agradáveis e perfeitos e podemos confiar plenamente. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s