Vacas e Espigas

Meditação do dia: 21/10/2020

As sete vacas formosas são sete anos, as sete espigas formosas também são sete anos, o sonho é um só.(Gn 41.26)

Vacas e Espigas – Ao que tudo indica, foi José, na carona do sonho de Faraó, o criador da expressão “Tempo das Vacas Gordas,” para significar períodos de abundancia e fartura, quando as coisas prosperam em grande medida. Ele não apenas encontrou o significado dos sonhos do rei, como trouxe uma interpretação já com as sugestões de solução para os novos tempos. Ele previu que haveria sete anos de extrema fartura e produtividade, e como bom mordomo, administrar isso era uma questão de responsabilidade, porque havia um propósito divino para isso. Estamos vendo aqui o exercício responsável da mordomia espiritual sobre os diversos setores da vida, tanto pessoal, como coletiva e nacional. Tenho pregado e ensinado isso por anos à fio. Somos mordomos de Deus e tudo que está à nossa disposição, tem propósitos e prestaremos contas um dia ao Senhor dono. É inacreditável, mas as pessoas embora creiam diferente, agem como se fossem donos das coisas que Deus lhes confia para fazerem suas vidas serem úteis e bênçãos no seu reino. Elas conseguem se apropriar e consumir todos os recursos, e nunca perguntam ao Senhor porque veio alguma coisa extra, porque foram promovidos, porque foram transferidos para postos melhores ou como devem utilizar a influencia e as oportunidades. Muitos acreditam que devem ser financiadores da obra de Deus e participarem da expansão da obra de Deus, através de missões, obras sociais e treinamentos de obreiros, mas nunca podem ajudar, porque “destroem cada centavo” que pinga nas suas contas. Quando aparece uma possibilidade, os carnês de lojas, prestações, financiamentos de coisas supérfluas, dívidas com cartão de crédito e as ostentações para se mostrarem minam e roubam o privilégio de verem milagres acontecendo nas suas vidas. Assim, quer sejam tempos de vacas gordas ou magras, eles estão sempre no vermelho e suspiram dizendo que a vida é muito difícil e nunca estão satisfeitos. A luz da visão de José, explicando à Faraó, muitos cristãos, pastores e igrejas precisam se arrependerem diante de Deus pelo modo como administraram os recursos dele para financiar sua obra. As famílias não tem um plano de mordomia; não são previdentes e nem responsáveis no uso dos dons, bênçãos e oportunidades. Podemos ver nas vacas formosas e espigas boas a figura das bênçãos e provisões de Deus para todos e não somente para mim, ou minha casa. Jesus ensinou que Deus é generoso ao cuidar indistintamente de todos nós. para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus”
(Mt 5.44-48). José não pensou só nele, nem só na elite, mas pensou em aproveitar as bênçãos de Deus para favorecer a todos, como Deus queria e para isso o tinha preparado e colocado lá. Servo útil e responsável.

Senhor, obrigado pelas lições da vida de José, que abriu mão de suas oportunidades de satisfação própria ou a vontade de se dar bem e dar a volta por cima em grande estilo; mas se viu na condição de responsabilidades ainda maiores e se propor a trabalhar muito para fazer aquilo que se esperava dele. Somos hoje os mordomos e despenseiros dos teus mistérios e precisamos ser fiéis. Conceda-nos o discernimento verdadeiro, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s