Negócio Fechado

Meditação do dia: 31/03/2021

E ele disse: Ora seja também assim conforme as vossas palavras; aquele com quem se achar será meu escravo, porém vós sereis desculpados.(Gn 44.10)

Negócio Fechado! – Negócio fechado e com desconto. É assim que os irmãos de José e seu mordomo encerraram aquela conversa naquela manhã ali na beira da estrada de saída da cidade. Eles, claro, não sabiam que negócio estavam fechando, mas fecharam assim mesmo. O servo de José era apenas um intermediário, falando em nome do seu senhor e como tal, bateu o martelo, sabendo o que procurar e até mesmo onde procurar, mas resolveu aumentar o drama elegendo uma maneira sistemática de proceder as buscas, começando pelo mais velho, até chegar no mais novo. Mas, para os rapazes, a cada abertura de pertences e nada encontrado, era um alívio, pois eles não contavam com uma prova plantada; até que restou somente um em doze, e com a honestidade deles, já se viam livres da acusação, ou do engano que estavam cometendo, e assim mesmo com a perda de tempo e um pedido de desculpas, a vida voltaria ao normal. Só que não! Benjamim foi pego! A casa caiu! Não deve ser uma cena boa de se ver, como em um filme de suspense; porque daqueles onze homens ali, até poderia ter suspeitas sobre dez deles, mas não sobre Benjamim. Provérbios, adverte que a pessoa não deve ser precipitada nas suas palavras, como em outras coisas. Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o insensato do que para ele (Pv 29.20). Me refiro aqui, ao fato deles terem tanta certeza de que nada seria encontrado com eles, que apostaram a vida do culpado e a liberdade dos demais. O mordomo aceitou a proposta deles, e ainda foi generoso, comutando um bom desconto; trocando a sentença de morte por escravidão e liberando todos os demais. Até que seria uma boa proposta, se o alvo não fosse justamente Benjamim. Situações difíceis exigem medidas fortes, mas o sábio é ser prudente e manter o equilíbrio e o bom senso. As escolhas sábias o guardarão, e o entendimento o protegerá (Pv 2.11 NVT). Quando não sabemos que vantagem a outra pessoa tem sobre nós, devemos agir com extrema cautela e quando se trata de temas sérios, nos quais o empenho da palavra é questão de honra, preciso orar e pedir discernimento ao Espírito Santo que habita em nós. Somos responsáveis por nossas escolhas, mas não podemos escolher as consequências das nossas escolhas. Cuidado para não fazer uma proposta e o outro lado se apreçar a estender a mão e dizer: “Negócio fechado!”

Pai amado, estamos agradecidos por sabermos que tens um plano perfeito de amor e bondade para cada um de nós, seus filhos. Podemos confiar no teu caráter e nas tuas intenções, mesmo que não vemos o quadro todo, podemos confiar em ti e andar pela fé, sabendo que o nosso Deus é santo e justo em tudo que faz. Conceda-nos graça para as grandes decisões, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s