Meditação do dia: 02/11/2021
“E aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos, e atentou para as suas cargas; e viu que um egípcio feria a um hebreu, homem de seus irmãos.” (Êx 2.11)
Moisés – Já Homem – Os anos passam, passam muito rápido, mas isso também depende de que ângulo estamos analisando. Para Moisés, isso foi aproximadamente quarenta anos! Ele agora é um homem adulto, educado, culto e preparado para uma vida de serviço administrativo como competia à nobreza da corte. Mas se para ele foram anos de estudos, treinamentos e preparações sob cuidados muito específicos, afinal se tratava de um príncipe. Imaginemos esses mesmos quarenta anos do ponto de vista de seus pais e irmãos biológicos, que passaram esses mesmos anos sob o jugo da tirania e dos trabalhos forçados, são longos anos! O que separa um homem de um menino? O que leva a diferenciar não é meramente um fator de idade cronológica, ou um porte físico desenvolvido e muito menos uma bagagem intelectual adquirida nos estudos. A maturidade vem naturalmente com o passar dos tempos, mas a grande pergunta, não é tão simples de se responder, mesmo levando em conta as variações de pessoa para pessoa, o meio em que vive e as condições sócio-economicas. Os grandes homens das histórias das nações atuais e que tiveram que lutar pela libertação ou independência de seus países, muitos deles quando fizeram os feitos pelos quais são conhecidos e reconhecidos ainda hoje, eram jovens de menos de vinte e cinco anos de idade. Até bem pouco tempo, aos trinta anos, era natural que os homens já estivem estabelecidos nos seus ofícios e profissões e já casados com família em formação. Mas recentemente, os estudos tomaram prioridades maiores e planos e projetos de vida foram sendo adiados e postergados. Os novos tempos tem produzidos também novos fenômenos sociais e familiares, pois os estudos e graduações deixaram de serem suficientes para prover um trabalho permanente e rentável à ponto de ajudar os jovens a se estabelecerem. Muitos voltaram para casa dos pais após os estudos e alguns não pretendem mais sair dessas comodidades e outros fatores também intervieram para conspirar contra os planos de família e com isso também compromete a maturidade e o desenvolvimento. Encontramos adultos de mais de trinta e até cinquenta anos de idade, ainda tentando descobrir o que vão ser quando crescerem. O apóstolo Paulo fez uma ponderação interessante quando escreveu sua carta aos Coríntios: “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino” (1 Co 13.11). A pergunta de grande valor aqui é quando? Quando aconteceu essa passagem ou mudança de fase? Quando alguém deixa de ser menino e passa a pensar e agir como homem e deixa as coisas de menino? Só para constar, não é tão fácil encontrar esse tempo exato.
Senhor, agradecidos somos, pela oportunidade de nos tornarmos homens, adultos e agirmos com maturidade. Queremos ajuda não só para descobrir, mas também para agirmos à altura do crescimento e da maturidade que podemos alcançar na caminhada de fé. Em nome de Jesus, amém.
Pr Jason