Moisés – Já Homem

Meditação do dia: 02/11/2021

“E aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos, e atentou para as suas cargas; e viu que um egípcio feria a um hebreu, homem de seus irmãos.” (Êx 2.11)

Moisés – Já Homem – Os anos passam, passam muito rápido, mas isso também depende de que ângulo estamos analisando. Para Moisés, isso foi aproximadamente quarenta anos! Ele agora é um homem adulto, educado, culto e preparado para uma vida de serviço administrativo como competia à nobreza da corte. Mas se para ele foram anos de estudos, treinamentos e preparações sob cuidados muito específicos, afinal se tratava de um príncipe. Imaginemos esses mesmos quarenta anos do ponto de vista de seus pais e irmãos biológicos, que passaram esses mesmos anos sob o jugo da tirania e dos trabalhos forçados, são longos anos! O que separa um homem de um menino? O que leva a diferenciar não é meramente um fator de idade cronológica, ou um porte físico desenvolvido e muito menos uma bagagem intelectual adquirida nos estudos. A maturidade vem naturalmente com o passar dos tempos, mas a grande pergunta, não é tão simples de se responder, mesmo levando em conta as variações de pessoa para pessoa, o meio em que vive e as condições sócio-economicas. Os grandes homens das histórias das nações atuais e que tiveram que lutar pela libertação ou independência de seus países, muitos deles quando fizeram os feitos pelos quais são conhecidos e reconhecidos ainda hoje, eram jovens de menos de vinte e cinco anos de idade. Até bem pouco tempo, aos trinta anos, era natural que os homens já estivem estabelecidos nos seus ofícios e profissões e já casados com família em formação. Mas recentemente, os estudos tomaram prioridades maiores e planos e projetos de vida foram sendo adiados e postergados. Os novos tempos tem produzidos também novos fenômenos sociais e familiares, pois os estudos e graduações deixaram de serem suficientes para prover um trabalho permanente e rentável à ponto de ajudar os jovens a se estabelecerem. Muitos voltaram para casa dos pais após os estudos e alguns não pretendem mais sair dessas comodidades e outros fatores também intervieram para conspirar contra os planos de família e com isso também compromete a maturidade e o desenvolvimento. Encontramos adultos de mais de trinta e até cinquenta anos de idade, ainda tentando descobrir o que vão ser quando crescerem. O apóstolo Paulo fez uma ponderação interessante quando escreveu sua carta aos Coríntios: “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino” (1 Co 13.11). A pergunta de grande valor aqui é quando? Quando aconteceu essa passagem ou mudança de fase? Quando alguém deixa de ser menino e passa a pensar e agir como homem e deixa as coisas de menino? Só para constar, não é tão fácil encontrar esse tempo exato.

Senhor, agradecidos somos, pela oportunidade de nos tornarmos homens, adultos e agirmos com maturidade. Queremos ajuda não só para descobrir, mas também para agirmos à altura do crescimento e da maturidade que podemos alcançar na caminhada de fé. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s