Meditação do dia: 17/04/2022
“E depois foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto.” (Ex 5.1)
Uma Festa No Deserto – Uma celebração de fé e alegria para acontecer num lugar considerado inóspito. Parece algo contraditório, mas podemos acreditar que havia razões suficientes para tal mensagem ser entregue a Faraó. Uma festa é sempre alegre e para promover alegria. Um deserto é um lugar de poucos recursos e quem se aventura entrar nele precisa estar provido e certo do que está fazendo. Deus não sofre limitações e o vale fértil do Nilo ou as paisagens áridas do Neguebe não lhe faria diferença, pois ele é Senhor de tudo e de todos, assim ele teria como prover para os israelitas os meios necessários e suficientes para celebrar-lhe uma grande festa. Para as analogias cristãs, o deserto fala de um período de tempo de provações e aperfeiçoamentos necessários para a formação de uma pessoa. Os grandes homens de Deus sempre tiveram uma lição ou uma escola do deserto em suas vidas. O próprio Senhor Jesus passou por isso, ao retirar-se para um tempo de Jejum e consagração que durou quarenta dias. Ali, além das dificuldades próprias e naturais do lugar, ele foi tentado pelo Diabo e ele prevaleceu e saiu fortalecido e deixou um legado muito bom e de lições preciosas para todos os seus seguidores. Até hoje, nos alimentamos daquela fonte. Aprendemos sobre a comunhão com Deus, o ministério dos anjos, a centralidade do culto, como enfrentar as provações e resistir as táticas do mal. Desde o Éden, a experiecia bíblica demonstra que o inimigo que induzir os servos de Deus a se enveredarem pela concupiscência da carne, concupiscência dos olhos e a soberba da vida; através de torcer e vituperar os desejos de SER – TER e SATISFAZER. Ao ordenar que se fizesse uma festa no deserto, isso levaria aquelas pessoas a confiarem na direção e capacidade de Deus de fazer o que é impossível aos homens. Nada diferente daquilo que está destinado a nós como servos e a tarefa que temos que realizar, é muito acima de nossas capacidades e condições, mas Deus estará conosco e proverá tudo que for necessário. Acredite! Deus sabe o que diz.
Senhor, nos rendemos à tua perfeita vontade porque sabemos que ela é boa, agradável e perfeita em todos os detalhes. Jamais o Senhor pediria de qualquer um dos teus filhos, algo impossível, então só nos resta confiarmos e andar pela fé. Agradecemos a oportunidade de crescimento que isso nos fornece. Oramos sem fé em nome de Jesus, amém.
Pr Jason