Meditação do dia: 11/05/2022
“Porque desde que me apresentei a Faraó para falar em teu nome, ele maltratou a este povo; e de nenhuma sorte livraste o teu povo.” (Ex 5.23)
Preocupação Com Resultados – Certamente a notícia de um libertador para os filhos de Israel alvoroçara os ânimos daquelas pessoas que viveram por tanto tempo sem ter esperanças e debaixo de muito sofrimento. Moisés era uma figura de tudo o que eles poderiam sonhar para um futuro melhor. O sofrimento é suportável quando se tem esperança em resultados bons e um futuro com maior significado. Sofrer eles sempre sofreram e receberem notícias novas situações difíceis fazia parte da rotina deles. Mas agora era bem diferente, porque não se tratava de uma ilusão ou um golpe ou amotinação em busca de melhores condições. Moisés aparecera depois de quarenta anos exilado, com uma palavra firme e confirmada por sinais que Deus lhe havia aparecido e revelado seus propósitos de libertação para o povo. Arão, que a irmão de Moisés e vivera toda a sua vida entre eles, servindo sob o mesmo jugo, estava agora aliado com Moisés e convicto de que chegara a hora das promessas divinas se realizarem em suas vidas. Quando um líder compartilha uma visão recebida, ele espera adesão e compreensão dos liderados, que precisam se comprometerem com as etapas até a fase final. Do lado de quem recebe a palavra do líder, eles esperam que os resultados apareçam e à medida que os frutos são vistos, os níveis de comprometimento tendem a aumentar. Havendo frustração inicial a tendência é que apareça o desânimo e também as críticas. Genericamente as pessoas podem ser classificadas em quatro grupos quando se trata de mudanças e inovações: Inovador – Adaptável – Conservador – Arrastado. Inovadores tomam iniciativas muito rápidas e estão sempre procurando coisas novas. Os adaptáveis se ajeitam com os novos arranjos e logo assimilam as novas realidades. Os conservadores são mais tardias em decidir e calculam meticulosamente cada passo, pois não são dispostos a novidades. Os arrastados como o nome já diz, eles não seguem tendências e ficam no conservadorismo, precisam ser arrastados e assistidos. Pense no uso das novas tecnologias. Veja como as pessoas reagem ou participam. Na igreja também eles estão presentes e podem ser vistos com facilidades. Agora transporte isso para aqueles escravos o Egito, e Moisés falando a eles sobre o que Deus lhe disse e como confirmou com os sinais. Os primeiros a aderirem estusiasticamente são também os primeiros a recuarem diante da oposição e das dificuldades. São os primeiros a murmurarem e desanimarem. Isso sem levarmos em conta a condição emocional e o nível de maturidade na fé. Líderes lidam com isso o tempo todo e precisam estarem prontos, porque toda grande obra precisa de fundamentos e isso não se faz do dia para a noite. Qual é o seu perfil? Como reage à mudanças e especialmente aquelas impostas, sobre as quais não tem nenhum controle? Na condição servos não temos o controle, este fica com o Senhor.
Pai, graças te rendemos e louvamos o teu santo nome. Através de Cristo, nos apresentamos como filhos e servos, comprometidos com a nossa fé nos teus planos e na tua Palavra. Estamos certos de que nenhuma de tuas palavras cairão por terra e que podemos confiar e descansar no teu cuidado. Pedimos sabedoria para sermos fiéis e úteis na tua obra. Consagramos o que somos e o que temos para que possam ser utilizados para tua glória; essa é nossa oração em nome de Jesus, amém.
Pr Jason