Meditação do dia: 18/08/2022
“Eis que amanhã por este tempo farei chover saraiva mui grave, qual nunca houve no Egito, desde o dia em que foi fundado até agora.” (Ex 9.18)
Saraiva – Literalmente, saraiva se trata de uma chuva de granizos maiores que normalmente acontece num fenômeno atmosférico ou meterologico. O que aconteceria no dia seguinte, por ordem do Senhor através de Moisés, não seria nada natural e resultado de variações climáticas; era sim um fenômeno provocado pelo poder de Deus para destronar o orgulho e rebeldia de Faraó. Uma simples chuva de granizo, é por si só um fator de provocar destruição material. Uma saraiva então, potencializa todas as possibilidades, podendo provocar perdas e ferimentos em pessoas, animais, plantas e construções. Somos agora uma sociedade com fortes tendências a explicar tudo que nos for possível através de raciocínio lógico e cientificamente explicáveis. Chegamos a um tal grau de crédito nas ciências que há correntes muito fortes que negam quaisquer fatos não científicos. Seria como dizer: “Se não pode ser explicado, então não existe!” alguém disse que devido a grande proliferação de literatura, estudos e dados, não há mais nada de fato original, apenas a pessoa leu pouco. Voltando a nossa meditação, queremos aprender o que nos edifica e constrói, através do estudo e contemplação das verdades descritas nas Escrituras, que foram fatos acontecidos com pessoas reais, em situações reais, em tempos passados, mas que o legado e o aprendizado ficaram para as gerações futuras, que no caso, somos nós agora. Um lado dos fatos ocorridos no Egito, diz respeito ao agir de Deus de forma amorosa e compassiva para como seu povo, cumprindo uma promessa feita aos patriarcas, sobre a libertação dos eu povo. Do outro lado da mesma história, está um país e um rei, sofrendo terríveis ataques sobrenaturais, para forçar a rendição do rei ao propósito divino, na libertação do povo hebreu. Acredito, sim, que tudo poderia ter acontecido do jeito mais fácil e prático, seguindo o caminho da obediência pela fé, como foi proposto inicialmente por Deus ao rei e ao povo egípcio. Como eles endureceram e resistiram, passando disso para a hostilidade e perseguição mais acirrada ao povo de Deus, eles sofreram as consequências de suas próprias escolhas. Nos tempos de José, nesse mesmo Egito, o Faraó ouviu os conselhos e orientações de Deus através de José e ele e o seu povo foram abençoados com a preservação de suas vidas e depois com a prosperidade que as bênçãos de Deus lhes trouxeram por acolherem os filhos de Israel e o próprio Israel em sua velhice. Você e eu, podemos aprender pelo caminho da fé e obediência e evitar as saraivas da vida, que arrasam com tudo o que fora adquirido ou preservado até então.
Senhor, agradecemos a bênção de sermos chamados teus filhos e estarmos protegidos pelas tuas promessas. Queremos andar pelos caminhos da obediência e da fé, cooperando para todas as coisas se tornem produtivas e bondosas para com os que confiam em ti. Que hoje seja um dia de obediência e fé no teu poder de cuidar de tudo, incluindo nos dar as chuvas e as estações certas e boas, sem que produzam destruição e morte, mas bênçãos e vida. Oramos em nome de Jesus, amém.
Pr Jason