Meditação do dia: 20/08/2022
“Quem dos servos de Faraó temia a palavra do Senhor, fez fugir os seus servos e o seu gado para as casas;” (Ex 9.20)
Servos de Faraó, Mas Tementes ao Senhor – Estamos presenciando nesse texto o poder o testemunho contagiante. A presença do povo de Deus em um local é uma oportunidade que aquelas pessoas nativas, ou visitantes, imigrantes tem de conhecer o poder e a graça de um Deus verdadeiro, salvador e cheio de misericórdia. O papel de sal da terra e luz do mundo sempre será eficiente, embora não precisemos ser a maioria, ter os melhores recursos e nem posição de prestígio e autoridade. A fé é o mistério da própria fé! O poder do Evangelho está no próprio Evangelho, que na verdade é uma pessoa – Jesus! Precisamos pregá-lo, testemunhar, no poder do Espírito Santo, mas não somos os autores ou protagonistas da salvação. Não conseguimos converter ninguém, no máximo conseguimos convencer alguém, mas o podemos, qualquer outro de qualquer fé, com bons argumentos também o faz. Mas produzir novo nascimento é só com Deus mesmo. A definição de novo nascimento que gosto de utilizar é: “Uma mudança completa, feita por Deus, na vida total do pecador, através da sua Palavra, através do Espírito Santo.” Mesmo em estado de escravidão, muitos dos israelitas eram pessoas piedosas e amavam a Deus e honravam reverentemente os preceitos da aliança e viviam isso diante das pessoas a quem serviam e com quem conviviam, de forma que quando o mover de Deus começou a acontecer através de Moisés e Arão, diante de Faraó e seus servos, esses testemunhos que pareciam serviço de formiguinhas, anônimas e até mesmo invisíveis, agora, regada pelas chuvas abundantes das demonstrações do poder de Jeová, começaram a brotar e crescer. A Bíblia está repleta de exemplos tais como esses. Podemos lembrar de Noemi influenciando Rute em um tempo difícil e de muita provação. Os espias enviados por Israel em Jericó, influenciaram Raabe e sua família. Que tal a influencia da rainha Ester nos seus dias? Não precisamos ser a maioria, precisamos brilhar, dar bons exemplos, sermos fiéis e Deus fará o que for preciso, no devido templo. “Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus.
Além disso requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel” (1 Co.1,2). Muitos servos de Faraó, já temiam ao Senhor e já prestavam atenção à Palavra do Deus dos hebreus. Esses, desfrutaram de bênçãos e proteção, enquanto os demais permaneciam sofrendo as consequências de suas escolhas. Façamos a nossa parte, de forma que pessoas sejam salvas, até mesmo sem palavras.
Pai, te adoramos como o Deus Criador, Todo-Poderoso, Senhor de tudo e de todos. Nosso testemunho, das grandes bondades para conosco, deve servir para estimular a fé e a obediência das pessoas a também temerem a Ti e escolherem andar pelos teus caminhos. Estamos aqui com uma missão, uma tarefe e um propósito muito especial, que fazer conhecidos os grandes feitos de Deus e levar todos a adorarem e amarem ao senhor. Que o teu santo nome seja louvado através de nosso testemunho. Em nome de Jesus, amém.
Pr Jason