Meditação do dia: 25/08/2022
“Então Faraó mandou chamar a Moisés e a Arão, e disse-lhes: Esta vez pequei; o Senhor é justo, mas eu e o meu povo ímpios.” (Ex 9.27)
Confissão de Pecados – O mais natural seria dizermos que se não conhecêssemos esse Faraó, diríamos que estava havendo uma conversão de um grande líder que iria produzir muita influencia pelo testemunho de vida. Mas ainda assim, sabendo que o arrependimento dele, era da boca para fora, tentando ganhar tempo e tirar de sobre si e do seu povo aquela praga devastadora; ainda assim, temos o que aprender com o que aconteceu. Como participantes da Nova Aliança, reconhecemos o valor e a importância que a confissão, o arrependimento e a conversão tem na vida humana. Também sabemos que não se deve brincar com as coisas sagradas, especialmente quando Deus está diretamente envolvido, como era o caso de Faraó. Mas, ainda a impenitência dele pode nos servir de aprendizado. Tomar decisões acertadas ou moralmente corretas, só porque se está sob pressão, não é uma boa atitude. Fazemos o que é certo, porque é certo e não porque é conveniente, vantajoso ou lucrativo. Desde a nossa conversão, estamos caminhando numa jornada de fé e aperfeiçoamento da vida espiritual. Os relacionamentos com outros irmãos de caminhada, nos serve de apoio e ao mesmo tempo reciprocamente nos ajudamos, pois todos passamos por momentos críticos e poder contar com apoio de outros que estão no mesmo caminho é salutar. A confissão de pecados é uma prática espiritual, faz parte das disciplinas da vida cristã e deve ser parte integral da vida de todo filho de Deus. Ela é precedida por uma atitude de reconhecimento de que falhamos em algum ponto e com isso quebramos a harmonia da comunhão no Corpo de Cristo e podemos ter ofendido tanto a Deus como as pessoas ao nosso redor. Confissão sem arrependimento é apenas um exercício religioso e humano, no sentido carnal, onde está mais para prestação de relatório do que mudança de vida. Faraó, naquela situação estava vendo o cumprimento da palavra que lhe fora dado, exortando-o a se arrepender e liberar o povo para sair do Egito. Caso ele não cedesse, sofreria as consequências e foi o que de fato aconteceu. Ao ver a gravidade da situação e o estrago que estava acontecendo em todo o país, ele racionalizou a crise, assumindo a culpar e dividindo-a com o seu povo, mas sem estar devidamente arrependido e disposto a fazer a vontade do Senhor, o Deus dos hebreus. Há alguma situação de erro e pecado em sua vida que não está sendo assumida e encarada com a devida responsabilidade? Não seja o faraó de sua vida, trazendo sobre si mesmo e sobre aqueles que estão sob sua responsabilidade um castigo e um juízo maior que pode suportar. Arrependa-se e decida pelos caminhos certos!
Senhor, nos podemos ser bênçãos para as pessoas ao nosso redor e aquelas que estão sob nossas responsabilidades, sendo fiéis a ti e à tua Palavra. Buscamos aprender com os nossos erros, mas também com as experiencias de outros que estão próximos de nós. assim, em humildade e contrição pedimos ajuda e graça para superarmos as dificuldades e limitações de nossas próprias vidas. Reconhecemos que fraqueza é uma coisa e guardar pecados sem confessar, arrepender e nos livrarmos deles, é uma outra situação. Ilumine o nosso entendimento, em nome de Jesus, amém.
Pr Jason