Meditação do dia: 08/09/2022
“Não será assim; agora ide vós, homens, e servi ao Senhor; pois isso é o que pedistes. E os expulsaram da presença de Faraó.” (Ex 10.11)
Só Os Homens – Nada contra as mulheres, jovens e crianças, mas Faraó queria restringir a festa e o culto ao Deus dos hebreus apenas para os homens. Você consegue imaginar uma igreja composta só por homens? Só mesmo se for uma circunstancia específica que justifique tal coisas. Observando as nossas igrejas, na sua grande maioria, o maior volume de participantes são mulheres e jovens e são justamente esses que mais contribuem para a celebração ser mais animada, festiva e alegre. Os homens são sempre mais comedidos, reservados e sérios nas suas manifestações pessoais. Por trás dessa sentença do rei, na verdade estava embutida a tentativa de minar a resistência da população e dar a idéia de que ele estava colaborando com o pedido de Moisés e permitindo a celebração que lhe fora pedido. Não dá para confiar nas intenções de um homem cuja caráter esteja contaminado com a pretensão de ser deus e senhor da vida de outras pessoas. Ou poderíamos pensar na proposta do rei, em que só os homens estão liberados para cultuar a Deus? O que ele entendia de adoração verdadeira? Nada! Ele não conhecia a Deus e não tinha reverencia e respeito pela pessoa do Senhor Deus e sendo assim, não está qualificado a emitir parecer sobre como e quem deve servir a Deus. Ali no antigo Egito, Faraó, o rei daquelas terras, estava tentando manipular as coisas para que os adoradores do Deus verdadeiro tivessem limitações na sua adoração e no serviço de culto a Deus. Como ele é um símbolo do mal e do pecado que quer se intrometer na vida dos filhos de Deus, precisamos tomar os devidos cuidados para não cairmos nas suas armadilhas. O pecado na vida da pessoa, a torna escrava e perde a sua liberdade de escolhas. Debaixo do jugo do pecado, ninguém é livre para servir a Deus, no máximo as pessoas conseguem se mover religiosamente, mas de forma improdutiva. A religião permitida pelo pecado é enfadonha, metódica e limitada. O culto da pessoa está limitado ao seu poder intelectual, pois falta a presença verdadeira de Deus e assim a motivação humana substitui o poder de Deus. As celebrações se tornam memoriais alegóricos e simbólicos de verdades que não transformam e não impactam as vidas. De fato, é um culto de homens para homens.
Senhor, a nossa fé nos ensina que só o Senhor é digno de ser adorado e assim deve ser feito em Espírito e em verdade. Jesus se ofereceu na cruz para propiciar os nossos pecados e fazer chegar a ti um verdadeiro culto espiritual, celebrando a vida de Deus compartilhada com os homens. Buscamos esse conhecimento e essa graça de participarmos ativamente da tua vida, para louvor e glória do teu santo nome. Oramos agradecidos pela redenção em nome de Jesus, amém.
Pr Jason