Meditação do dia: 10/09/2022
“Então Faraó se apressou a chamar a Moisés e a Arão, e disse: Pequei contra o Senhor vosso Deus, e contra vós.” (Ex 10.16)
Será Uma Confissão? – Uma confissão não precedida por arrependimento verdadeiro não tem significado algum. A confissão faz parte dos exercícios espirituais que compõem as mudanças verdadeiras na vida de uma pessoa. Confessar sem se arrepender é apenas uma prestação de relatório de atividades praticadas, que podem ter afetado e ofendido alguém ou violado os direitos de outras pessoas. Isso pode ser um mero exercício religioso dissociado de virtudes espirituais. Uma das razões que fazem proliferar as falsas confissões é a troca de valores, ou seja, diante de um iminente prejuízo ou dano, a pessoa ardilosamente escolhe um caminho menos danoso para si e seus interesses. Ela ganha créditos e fica bem com a comunidade, se passando por humilde e reconhecedora de seus erros e falhas e sendo alguém que toma as iniciativas para estabelecer boas relações. Na verdade ela só está procurando alívio para uma consciência culpada e um meio de sair na boa com tudo o que aconteceu. É mera manipulação! No caso do texto em apreço, quando o Faraó viu as consequências das pragas anunciadas e que eram de fato grandes, destruidoras e não falhavam, antes atingiam somente os egípcios e seus territórios, deixando os hebreus incólumes; agora com a pressão dos seus servos e ministros imediatos para que cedessem, ele procurou agir para tirar vantagem o quanto lhe fosse possível. Estava invertendo os valores – antes eram Moisés e Arão que corriam a falar com ele, solicitando audiência ou interceptando-o em locais de suas aparições. Agora era Faraó que se apressava a mandar chama-los e pedir que intercedessem para o fim das calamidades. Onde já se viu um rei, um Faraó, pedindo encarecidamente a alguém que lhe socorresse? Isso já era humildade suficiente!!! Não se iludam, onde há operação do erro, as coisas não são simples assim! Olhando para o nosso interior, vendo as disposições dos nossos corações, sabemos que é tão fácil assim.
Senhor, obrigado por dar um verdadeiro discernimento para que os teus filhos não fiquem iludidos com falsas promessas se caiam em armadilhas que lhes roubam a verdadeira vida. O pecador precisa se converter e nascer de novo e não apenas reformular suas teses de vida. Só o Espírito Santo produz vida nova, vida abundante e vida eterna. Oramos em nome de Jesus, amém.
Pr Jason