AgoraÉ Prá Valer

Meditação do dia: 23/09/2022

“E o Senhor disse a Moisés: Ainda uma praga trarei sobre Faraó, e sobre o Egito; depois vos deixará ir daqui; e, quando vos deixar ir totalmente, a toda a pressa vos lançará daqui.” (Ex 11.1)

Agora É Pra Valer – Vocês já ouviram falar no “The big one?” (em tradução livre é “O Grande”). Trata-se do esperado megaterremoto potencialmente devastador que, em algum momento, pode atingir o oeste americano a partir de uma gigantesca e famosa rachadura chamada falha de San Andreas – resultado da movimentação de duas placas tectônicas que trazem instabilidade sísmica à região. “(O Big One) não é sobre se ele vai acontecer, mas quando ele vai ocorrer”, dizem os geólogos que estudaram a área. Estou falando uma conexão entre as duas narrativas, uma, claro, já aconteceu lá no Egito, quando produziu a libertação dos escravos liderados por Moisés. O outro ainda está por acontecer. Lembrando que na narrativa bíblica não é um terremoto, e sim uma big praga devastadora. Faraó deu a Moisés um ultimato de que não era para ele nunca mais ver o seu rosto. Digamos, Moisés disse: “Amém! Que assim seja, como quer vossa majestade.” O líder do povo de Deus, soube no seu coração que agora não tinha mais volta e não haveria demora e nem como parar o processo. Faraó radicalizou e sendo blefe ou não, ele aceitou em nome de Deus e do seu povo. Então estava declarado que a próxima ação de Deus, fosse qual fosse, seria implacável, irredutível e se até agora o rei se negava a permitir a saída do povo, agora ele não só deixaria, como mandaria sair e rápido! O Senhor então revelou a Moisés que “…Ainda uma praga trarei sobre Faraó, e sobre o Egito…” UMA PRAGA – por isso que a denominei de a “Big One.” Se é para ser a última, então que seja em grande estilo. A verdade bíblica que mais me vem à mente numa situação dessas, é uma velha conhecida nossa: O Homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio” (Pv 29.1). É quando Deus diz: Basta! Chega! Paciência tem limite! Um de meus professores nos tempos de seminário, costumava dizer que “a ira de Deus é a sua graça invertida.” Misericórdia!! Os israelitas anos mais tarde se vangloriavam de que poderiam fazer o que fizessem, que nada aconteceria a eles e nem ao grande templo de Jerusalém. Pois é! Nabucodonosor não fez questão nem de um e nem de outro e não deixou pedra sobre pedra. Neemias e os contemporâneos reconstruíram e Pompeu, o general romano o profanou; Herodes o Grande o reformou e embelezou e eles voltaram a confiar mais no templo do que no Deus que deveria ser adorado no templo. “E, o que jurar pelo templo, jura por ele e por aquele que nele habita; E, o que jurar pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que está assentado nele” (Mt 23.21,22). Mas Jesus mesmo disse novamente não ficaria pedra sobre pedra E, respondendo Jesus, disse-lhe: Vês estes grandes edifícios? Não ficará pedra sobre pedra que não seja derrubada” (Mc 13.2). No ano 70 D.C. Tito cumpriu a profecia. Com Deus não se brinca e nem se deve testar-lhe a paciência, por meio de artifícios de rebelião e procrastinação.

Senhor, Deus e Pai, sabemos que és longânimo e benevolente em todo tempo. Queremos aprender e seguir caminhando em obediência e humildade para crescermos na comunhão e intimidade contigo. As lições da tua Palavra são para nosso benefício e assim nos adequarmos ao teu projeto para nossas vidas. Agradecemos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s