Meditação do dia: 23/09/2022
“E o Senhor disse a Moisés: Ainda uma praga trarei sobre Faraó, e sobre o Egito; depois vos deixará ir daqui; e, quando vos deixar ir totalmente, a toda a pressa vos lançará daqui.” (Ex 11.1)
Agora É Pra Valer – Vocês já ouviram falar no “The big one?” (em tradução livre é “O Grande”). Trata-se do esperado megaterremoto potencialmente devastador que, em algum momento, pode atingir o oeste americano a partir de uma gigantesca e famosa rachadura chamada falha de San Andreas – resultado da movimentação de duas placas tectônicas que trazem instabilidade sísmica à região. “(O Big One) não é sobre se ele vai acontecer, mas quando ele vai ocorrer”, dizem os geólogos que estudaram a área. Estou falando uma conexão entre as duas narrativas, uma, claro, já aconteceu lá no Egito, quando produziu a libertação dos escravos liderados por Moisés. O outro ainda está por acontecer. Lembrando que na narrativa bíblica não é um terremoto, e sim uma big praga devastadora. Faraó deu a Moisés um ultimato de que não era para ele nunca mais ver o seu rosto. Digamos, Moisés disse: “Amém! Que assim seja, como quer vossa majestade.” O líder do povo de Deus, soube no seu coração que agora não tinha mais volta e não haveria demora e nem como parar o processo. Faraó radicalizou e sendo blefe ou não, ele aceitou em nome de Deus e do seu povo. Então estava declarado que a próxima ação de Deus, fosse qual fosse, seria implacável, irredutível e se até agora o rei se negava a permitir a saída do povo, agora ele não só deixaria, como mandaria sair e rápido! O Senhor então revelou a Moisés que “…Ainda uma praga trarei sobre Faraó, e sobre o Egito…” UMA PRAGA – por isso que a denominei de a “Big One.” Se é para ser a última, então que seja em grande estilo. A verdade bíblica que mais me vem à mente numa situação dessas, é uma velha conhecida nossa: “O Homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio” (Pv 29.1). É quando Deus diz: Basta! Chega! Paciência tem limite! Um de meus professores nos tempos de seminário, costumava dizer que “a ira de Deus é a sua graça invertida.” Misericórdia!! Os israelitas anos mais tarde se vangloriavam de que poderiam fazer o que fizessem, que nada aconteceria a eles e nem ao grande templo de Jerusalém. Pois é! Nabucodonosor não fez questão nem de um e nem de outro e não deixou pedra sobre pedra. Neemias e os contemporâneos reconstruíram e Pompeu, o general romano o profanou; Herodes o Grande o reformou e embelezou e eles voltaram a confiar mais no templo do que no Deus que deveria ser adorado no templo. “E, o que jurar pelo templo, jura por ele e por aquele que nele habita; E, o que jurar pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que está assentado nele” (Mt 23.21,22). Mas Jesus mesmo disse novamente não ficaria pedra sobre pedra “E, respondendo Jesus, disse-lhe: Vês estes grandes edifícios? Não ficará pedra sobre pedra que não seja derrubada” (Mc 13.2). No ano 70 D.C. Tito cumpriu a profecia. Com Deus não se brinca e nem se deve testar-lhe a paciência, por meio de artifícios de rebelião e procrastinação.
Senhor, Deus e Pai, sabemos que és longânimo e benevolente em todo tempo. Queremos aprender e seguir caminhando em obediência e humildade para crescermos na comunhão e intimidade contigo. As lições da tua Palavra são para nosso benefício e assim nos adequarmos ao teu projeto para nossas vidas. Agradecemos em nome de Jesus, amém.
Pr Jason