Meditação do dia: 07/10/2022
“Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família.” (Ex 12.3)
Um Cordeiro Para Si – Amo a obra da redenção em Cristo e quanto mais aprendo, mais fascinante ela se me apresenta. Essa obra de Deus, levada a efeito por Cristo lá na cruz, foi profetizada, trabalhada e cuidada para que se cumprisse nos pormenores mínimos, mas significativos no modo como foi figurada e simbolizada nas Sagradas Escrituras. “No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1.29). Até o dia em que os discípulos de João o ouviram dizer essa expressão, todos os israelitas vivenciam a fé num Cristo que haveria de vir e acompanham as suas Escrituras Sagradas, notadamente os textos proféticos, para receberem esse enviado de Deus. Milhares de cordeiros foram sacrificados ao longo da história, sempre em fé de que Deus perdoaria os pecados com base num sacrifício melhor, mais completo e definitivo. Até então, os hebreus lá no Egito, valorizavam o culto ao Deus Criador, que tinha uma aliança com eles através do patriarca Abraão. Nesse culto, eles ofereciam sacrifícios pelos pecados, de louvor e adoração e de gratidão pelas bênçãos recebidas. Mas às vésperas da saída definitiva do cativeiro, eles receberam instruções mais precisas sobre uma cerimonia a ser realizada na ocasião da saída e que deveria ser fixada no calendário anual para todas as gerações seguintes. Um cordeiro, ou cabrito era separado no dia dez e ficava reservado em casa, em família e no entardecer do décimo quarto dia ele seria imolado. Apreciar as instruções ajuda a nossa fé a observar os detalhes da fé, que não podem ficar apenas no racional, lógico e material. Nossos corações devem voltar-se para uma realidade maior e mais importante do que as aparências possíveis de tudo aquilo que é feito. Esse ritual era feito em família; você entende isso? O pai de família ou o líder do núcleo familiar se responsabilizava diante de Deus em realizar os rituais para toda a família. Todos participavam, se beneficiavam e contribuíam, mas alguém era líder diante de Deus e sobre ele pesava a responsabilidade de realizar e treinar os mais novos para quando chegassem o seu tempo, estivessem prontos para experimentarem a graça de servir de sacerdote pelos seus. Vivemos na atualidade uma inversão desses valores ao copiar a vida empresarial e mercantil de terceirizar os serviços e deixarem nas mãos de profissionais, praticamente tudo na vida. A fé é muito pessoal e o culto da pessoa também deve seguir essa temática.
Senhor Jesus, o Cordeiro de Deus que se deu a si mesmo em resgate de todos nós; te louvamos em gratidão e reverencia pelo teu amor sacrificial. Aceitamos a obra da redenção com base naquilo que fizeste por completo. Ao Deus Pai, Todo-Poderoso, dedicamos nossos corações em gratidão pelo plano perfeito e pela execução dolorosa mas que produziu o efeito esperado. Ao Espírito Santo, consolador amado e precioso que vivifica a verdade nos nossos corações. A Deus seja glória, honra e louvor em todo tempo. No nome poderoso de Jesus, amém.
Pr Jason