Meditação do dia: 08/10/2022
“Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família.” (Ex 12.3)
Um Cordeiro Para Cada Família – Fui criado na fé inicialmente entre os pentecostais e eles tem uma cultura muito peculiar no lidar com questões mais complexas dos textos da Bíblia. Claro, não lhes falta capacidade e conhecimento, é apenas o jeito que me refiro. Em especial me ficou na memória Dt 29.29: “As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.” Tudo o que a gente não entendia, jogávamos para a sessão de mistérios que ficavam para a alçada de Deus. Se não sabemos, ele sabe e está tudo bem. Mas o tempo passa, nós crescemos, ganhamos responsabilidades e crescemos também na graça e na fé e isso faz muita diferença em como lidamos com as verdades da fé. Esse texto bíblico passou a ter uma maior e melhor significação para mim, ao ouvir as ministrações da Dafne Kirk, uma britânica apaixonada por Deus e pelas gerações; ela me influenciou ainda mais por esse tema nas Escrituras e c contribuiu significativamente para meu entendimento sobre família, gerações sucessivas e os propósitos das bênçãos de Deus para os povos como herança, legado importante a ser deixado. Sobre esse texto ela ilustra com um teatrinho onde ela combina com um pai e um filho pequeno sem o conhecimento da plateia, e na hora certa, somos impactados. Ela dá um chocolate ao pai e cita esse texto dizendo que aquilo pertence a nós e a nossos filhos e pergunta se o pai entendeu e ele diz que sim; então entendemos que ele vai repartir o chocolate com o filho, mas ele come tudo sozinho e a criança fica espantada, horrorizada esperando a parte dela. Então ela repete o processo, dá ao pai um novo chocolate e repete o texto e pergunta se ele entendeu e ele afirma que sim e então reparte com o filho; ufa!! Ficamos aliviados! Ela então aplica: Tudo que Deus nos dá, as bênçãos, as vitórias, as experiencias, as promessas e os aprendizados, são para nós e para os nossos filhos. A família precisa compartilhar entre si o mover de Deus entre ela; permitir que os filhos vejam e participem das orações, intercessões, dos milagres e das alegrias pelas conquistas. Esse tipo de testemunho é que faz a fé deles crescer e se firmarem na verdade de que Deus é bom, atende as orações e abençoa a todos respondendo as orações; por isso ele é digno de louvor, adoração e da confiança nele e em sua Palavra, mesmo nas adversidades e momentos críticos. O sacrifício da Páscoa era para ser celebrado em família, a provisão deveria ser pensada para o tamanho de cada família e celebrarem juntos. A fé deve ser uma celebração da qual a família não pode ser privada ou deixada em segundo plano. A redenção providenciada por Deus é para as famílias. Quando Ele chamou a Abraão, disse que através dele abençoaria todas as famílias da terra. Como igreja, isso nunca pode ser ignorado. Um cordeiro para cada família. É suficiente!!
Senhor, nós agradecemos a obra perfeita de Cristo lá na cruz, onde a obra perfeita e completa da redenção foi consumada por teu amado filho. Agora ela está disponível a todos e em todo lugar, pela graça do Senhor. Te louvamos e agradecemos em nome de Jesus, amém.
Pr Jason