Meditação do dia: 11/10/2022
“E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde.” (Ex 12.6)
Guardado Em Casa – Doutrinariamente se fôssemos lidar com esse assunto deste texto, um título mais sugestivo talvez fosse algo como “Identificação.” A maneira de Deus criar um enredo é simplesmente fora de série! Na simplicidade de algo que qualquer pessoa pode realizar, Deus introduz um ensinamento de tamanha profundidade que só depois de muito refletir é que se percebe a sua grandiosidade. Nos bons tempos de seminário, a gente dizia entre nós, que a Bíblia era muito simples de entender, mas nós é que complicamos as coisas. Na verdade, tudo o que Deus fez revela sabedoria de alto nível, mas ao alcance de qualquer um, para evidenciar a sua glória e grandeza. Aqui podemos imaginar à vontade! Dar asas a criatividade e só então com o coração e a atitude de uma criança, é que verdadeiramente compreenderemos a lição do cordeiro guardado em casa. Se você tem crianças em casa, sejam filhos, sobrinhos ou netos, ou só lembrando de sua infância em casa com os irmãos, você vai captar a idéia do texto sagrado. Imagine a cena, do pai de família chegando em casa no dia dez com um cabritinho ou cordeirinho de um ano; é um animal ainda com algumas características de filhote. Papai diz que esse animalzinho vai ficar guardado aqui em casa até o dia catorze à tarde. Um cercadinho improvisado vira abrigo, quase parecido com um aprisco, onde ele será alimentado, protegido e cuidado por todos da família. É um presente maravilhoso e a garotada já vai ficando entusiasmada e se envolvendo na tarefa. Ele tem nome? Pergunta uma, e se a resposta for não, eles então começam o processo da escolha de um nome e isso não demora para chegar a um consenso, pois ele tem cara de… “Boby!!!” Os próximos dias serão de muita atividade para alimentá-lo, cuidar do pêlo, enfeitá-lo com um laço no pescoço, fazer carinho nele… descobrem o que ele mais gosta de comer e a diversão é grande e logo esse bichinho já e parte integrante da família. É aí que mora o perigo, pois essa afeição, carinho e cuidado é o que chamamos de “identificação.”
Pai, agradecemos pela identificação de Cristo conosco e com a nossa condição de homens pecadores, perdidos, rebeldes e desobedientes à tua Palavra. Mas exatamente por causa das nossas fraquezas e limitações é que o Senhor providenciou um redentor forte, poderoso, capaz e suficiente para nos comprar e nos resgatar de volta para a família de Deus. Somos agradecidos por esse tão grande amor e queremos responder a ele com amor e fé. Por isso oramos com alegria, no nome poderoso de Jesus, amém.
Pr Jason