Meditação do dia: 18/10/2022
“E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o Senhor.” (Ex 12.12)
A Morte Dos Primogênitos – Essa é uma das cenas mais dramáticas das Escrituras. É uma revelação que demanda maturidade, fé e confiança no caráter de Deus. É uma medida extrema, de alcance nacional, indistintamente punitiva, sem considerar qualquer classe social, status ou proteção. Como nos identificamos com os hebreus na sua condição de escravidão e sabemos da promessa de ser povo escolhido por Deus para uma representação para que todas as famílias da terra pudessem alcançar a promessa de serem abençoados. Podemos também nos identificar com o sofrimento e a dor daquelas pessoas do Egito, que estavam sob o governo de um faraó impenitente, duro de coração e orgulhoso o bastante para não ceder à vontade de Deus. De certa forma, não existe ninguém inocente, sem culpa diante de Deus, pois todos pecaram e se distanciaram dele. “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3.23). O que me refiro nessa meditação, é que todas as pessoas foram criadas por Deus e lhe pertencem; o fato de estarem afastadas e distanciadas pelo pecado e conduta errada, não significa que Deus não as ama e não se importa com elas. Claro que se importa!!! Por trás de toda aquela rebeldia e obstinação, havia uma luta espiritual de grandes proporções, onde o império do mal, lutava para estabelecer sua condição de dominação, não apenas sobre os egípcios, mas interferir na trajetória do povo escolhido de tal forma que poderia atrapalhar o andamento do plano eterno da redenção. Aquilo que alguns especialistas chamam de batalha espiritual em nível estratégico, é onde acontecem os verdadeiros embates pelas almas dos homens. De um lado, Deus e seus exércitos e do outro lado, Satanás e suas ordas de destruição. Para Deus, cada vida conta, cada pessoa é preciosa e amada, foi criada com um propósito muito especial. Do lado do mal, as pessoas são meros detalhes no seu caminho da maldade e do propósito destruidor. Tudo o que Deus ama se torna alvo de ser atacado e destruído. Induzir uma nação, uma civilização ou uma geração inteira para enveredar por caminhos ruins é um objetivo em que o inimigo investe, porque alcança maior proporção do que seduzir indivíduos no um a um. “Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também” (Ef 2.2,3). Veja a preciosidade da salvação oferecida por Deus em Cristo Jesus alcançada ao nível da fé? Quando fomos alcançados estávamos numa condição terrível por causa de um sistema espiritual de cegueira e rebeldia que nos deixava na linha de fogo da ira de Deus, mas ainda assim fomos alcançados e vivificados pela graça através da fé.
Senhor, obrigado, por nos tirar dessa condição infeliz que entramos por causa dos nossos pecados. Obrigado, Senhor Jesus! Obrigado, Espírito Santo! Oramos agradecidos em nome de Jesus, amém.
Pr Jason