Pães Ázimos Por Uma Semana

Meditação do dia: 23/10/2022

“Sete dias comereis pães ázimos; ao primeiro dia tirareis o fermento das vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, desde o primeiro até ao sétimo dia, aquela alma será cortada de Israel.” (Ex 12.15)

Pães Ázimos Por Uma Semana – Entre os ingredientes e parte dos rituais da celebração da páscoa, havia essa determinação de comerem pães sem fermento, por uma semana. E não era apenas não comer pães sem fermento; esse ingrediente da culinária deveria ser retirado das casas durante esse período. Não comer e não ter fermento em casa, por uma semana. Seguindo as aplicações da simbologia bíblica, onde os números produzem entendimento e significação, o número sete é símbolo de totalidade, algo completo, finalizado, pode até ser perfeito no sentido de total, não no sentido moral e ético. Assim como uma semana tem sete dias e ao final está encerrado, o oitavo já é na verdade o primeiro dia da próxima semana. A Bíblia ainda fala dos sete Espíritos de Deus, “E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor” (Is 11.2). Na visão do Apocalipse, João utilizou a mesma expressão e viu o que entendemos como a totalidade e plenitude do Espírito Santo em ação. “E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus” (Ap 4.5). “E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra” (Ap 5.6). Existem muitos outros setes, descritos nas Escrituras, mas não nos ateremos a eles agora. A idéia de comer pão ázimo (pode ser asmo também); fala da ausência de fermento, ou seja, de qualquer ingrediente que fermente, ou produza crescimento artificial. Não é só a artificialidade, mas a falsidade, pois uma massa sem o fermento ela é autentica e ficará do tamanho e consistência natural; mas se ela for fermentada, ficará mais leve, suave, crescerá maravilhosamente e terá uma aparência muito bonita – mas é tudo falso, artificial. Em termos de vida, é tudo aquilo que não é verdadeiro, autentico e feito em verdade e com naturalidade. Se trata de maquiagem, embelezar e ornamentar coisa e relações que não representam a verdade na vida da pessoa. Em palavras bem claras, é ser fingido, dissimulado, exagerado, aparente ou ostentação, vaidade pessoal. Essa relação com Deus, agora tomaria uma nova forma, pois eles deixavam de ser protegidos apenas, para serem povo exclusivo de Deus; seriam uma nação particular, com uma aliança que fora estabelecida com os patriarcas como pessoas, mas agora isso entrava para o nível de nação, povo, coletividade. Isso é um trabalho para uma vida toda, pois será relembrado todos os anos e repetido e ensinado com muita seriedade para todos os tempos de geração em geração. Isso vai aparecer na igreja, no tempo da graça, realizado por Cristo, mas deve ser apropriado por cada um e acolhido para sempre.

Senhor, obrigado pela sinceridade com somos tratados pelo Senhor e pela graça suficiente em Cristo Jesus para nos salvar e nos aperfeiçoar passo a passo, de forma que podemos ser sinceros e inculpáveis por aquilo que Jesus fez e disponibilizou para todos que creem. Somos gratos, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s