Meditação do dia: 11/11/2022
“Esta noite se guardará ao Senhor, porque nela os tirou da terra do Egito; esta é a noite do Senhor, que devem guardar todos os filhos de Israel nas suas gerações.” (Ex 12.42)
A Noite do Senhor – Todos nós temos um dia ou uma data marcante e até mesmo uma coleção delas: dia do aniversário; dia Formatura; dia do casamento; nascimento dos filhos/netos; Primeiro emprego etc. eu incluo ainda o dia da minha conversão, esse dia foi marcante para mim, pois foi ali que a vida começou de verdade. Para nós, pastores, o dia da ordenação também é muito significativo; enfim, viva as datas boas de serem comemoradas! A história do povo de Deus, ou a nação de Israel está estreitamente relacionada com a comunhão com Deus e o cumprimento de suas promessas. Desde que o Senhor chamou a Abraão para uma vida diferente, em lugar distante de suas raízes, até o dia em que oficialmente seus descendentes saíram do Egito, sob a liderança de Moisés e Arão, a história contada tem em Deus as partes principais. Pensando exclusivamente naquela noite, dia catorze de Abibe, o primeiro mês do calendário israelita, foi de fato muito marcante. Os preparativos iniciaram no dia dez quando separaram um cordeiro ou cabrito para ser imolado na tarde do décimo quarto dia, quando o sangue seria passado nos umbrais das portas de cada casa, de cada família, para serem protegidos do destruidor que passaria à meia noite. Fora um dia de muita expectativa e atividades, onde todos deveriam e estavam dentro de casa após o anoitecer. A primeira páscoa ninguém esquece! De fato o ritual de comer uma refeição em família, com pães sem fermento, acompanhado de ervas amargas, todos vestidos e calçados, prontos para viajar = e quem iria viajar de noite? Tudo mudou como profetizado por Moisés e acatado por todos, pois exatamente como fora lhes dito, à meia noite uma força destruidora passou por todo o Egito e simultaneamente morreu o filho mais velho de cada família do Egito inteiro, onde o sangue do cordeiro não havia sido aplicado. Faraó também foi surpreendido, porque ele não acreditava que tamanha calamidade poderia acontecer, mas aconteceu e agora ele agiu muito rápido. Enviou mensageiros à Moisés e ordenou que saíssem imediatamente, com todas as pessoas, todos os animais e quaisquer posses que porventura tivessem. Essa se tornou a noite do Senhor, a noite em que ele operou poderosamente em favor dos seus filhos e contra os seus opositores. Numa noite nasceu uma nação! Todos os anos ao celebrar a Páscoa, não tinham como não relembrarem o livramento e a libertação. Isso seria lembrado por todas as gerações, e com certeza os modernos ou atuais israelitas fazem isso anualmente, geração após geração. Afinal, essa noite é a noite do Senhor!
Senhor, graças te damos por cada uma das muitas promessas contidas em tua Palavra, nós as reconhecemos e louvamos por cada uma delas. Hoje, a salvação e a graça do Senhor estão disponíveis a todos, universalmente devido ao sacrifício de Jesus Cristo lá na cruz do Calvário. Nunca esqueceremos isso, até porque todas as vezes que celebramos a Ceia do Senhor, relembramos em memória a sua morte e ressurreição, com a promessa de voltar para nos levar para estar na eternidade com o Pai. Louvado seja o Senhor, nosso redentor forte. Amém.
Pr Jason