O Coração de Faraó e a Mão do Senhor

Meditação do dia: 13/12/2022

“Porque o Senhor endureceu o coração de Faraó, rei do Egito, para que perseguisse aos filhos de Israel; porém os filhos de Israel saíram com alta mão.” (Ex 14.8)

O Coração de Faraó e a Mão do Senhor – Coração endurecido infelizmente não é um privilégio de exclusivas majestades, pois os plebeus também são bons nisso. Faraó tinha um coração endurecido para a verdade e por isso muitas coisas lhe faziam oposição e o contrariavam. Ele se passava por Deus e aceitava ser cultuado e servido como de fato fosse divino. Quando confrontado pelo Deus verdadeiro, o Criador de todas as coisas e aquele que tinha um pacto com o povo hebreu, para libertá-los, uma vez que estavam no Egito e vivendo na condição de escravos sob o jugo do próprio Faraó; o “o rei divino de mentirinhas” não gostou nada, ao saber que um outro ser não só ousava existir no seu território, como desafiá-lo a libertar seus escravos. Seu coração se endureceu mais ainda. Nos tempos antigos, nas narrativas bíblica também, se atribuía todas as grandes manifestações sobrenaturais a Deus, pois ele era quem podia fazer isso, ou no mínimo, permitir que outros seres pudessem fazê-lo, por isso se lê que Deus endureceu o coração de Faraó. Não tenho problema em aceitar isso literalmente, pois o Senhor Deus dos hebreus podia, pode e sempre poderá fazer tudo e qualquer coisa, junto e misturado ou separadamente à gosto do cliente. Deus é Deus e não conhece limites e nada está fora do seu alcance, inclusive o coração dos homens. A mão do Senhor agia poderosamente em favor do seu povo, porque o tempo da promessa havia chegado e o andamento do seu propósito eterno deveria seguir seu curso e isso precisa fazer parte. Assim, o poder de Deus agia em favor dos hebreus e simultaneamente contra os desígnios do Faraó e dos egípcios. Ainda hoje, a mão do Senhor continua poderosa em favor do seu povo ao mesmo tempo que o coração do povo permanece endurecido contra a verdade revelada em Jesus Cristo. Que bom que estamos do lado certo, isto é, estamos submissos à vontade do Deus verdadeiro e Senhor de todas as coisas.

Senhor, obrigado por cuidar de nós e ao mesmo tempo agir poderosamente para que muitos corações se abram para a tua perfeita vontade. Queremos como igreja anunciar o Evangelho da multiforme graça do Senhor para salvação de vidas preciosas para ti. Agradecemos a ajuda, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s