Meditação do dia: 15/12/2022
“E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor.” (Ex 14.10)
Temer Sem Temor – No nosso bom e velho português, temer tem mais de uma acepção e entre as principais: 1. Sentir medo ou temor de; recear. 2. Ter receios por; preocupar-se. 3. O temor a Deus é um sentimento de respeito e reverência praticada pela doutrina cristã, segundo previsto no livro de Hebreus da Bíblia Sagrada: “Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor” (Hb 12.28 ARA). Os israelitas naquele início de caminhada, se viram apertados pela perseguição de Faraó e toda a sua força militar disponível. Para aquelas pessoas comuns, sem treinamento militar e toda a vida passaram como escravos, limitados à obrigações e sem nenhuma experiencia de guerra ou de combates, era absolutamente razoável que temessem por suas vidas. Provavelmente qualquer grupo de pessoas, em jornada, com crianças, jovens, mulheres e animais domésticos, sendo perseguidos por um exército bem treinado e sem piedade, sob o comando de um rei perverso e vingativo, em circunstancias normais, temos que entender que o medo deles era justificável. O que poderia ser o antídoto a esse medo, seria exatamente a confiança no Deus a quem eles serviam e que lhes dava total proteção e cobertura. Eles tinham a Palavra de Deus, que lhes protegeria e os conduziria até a terra de Canaã, para que eles herdassem a terra que lhes pertencia por herança. Trazendo isso para as nossas vidas e experiencias, precisamos deixar o temor, de ter medo e receios e acolher no coração o temor, de reverenciar, apreciar, respeitar a Deus que tudo pode e disse estar do nosso lado. O apóstolo João, disse na sua carta algo muito interessante que quero compartilhar com vocês: “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor” (1 Jo 4.18 ARA). Olhando para esse texto, entendemos sem legendas, sem precisar desenhar, que amor e medo não combinam e onde está um, o outro não é bem-vindo; como nossos corações foram e são cheios do amor de Deus, o perfeito amor, ou seja, esse amor trabalhado, vivenciado, desenvolvido, cultivado, é forte o suficiente para botar pra fora qualquer medo. Já que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria…” (Pv 9.10), um coração temente é sábio e isso leva a boas escolhas. Escolhamos não ceder ao medo, ao pânico e à incredulidade; pois Deus deu-nos a sua Palavra que estaria conosco todos os dias.
Obrigado Senhor, por teu amor derramado em nossos corações e pela graça para superarmos os nossos medos e preocupações porque a tua Palavra é tão poderosa hoje quanto o era no dia em foi dita e escrita. Em Ti está a nossa confiança, que nos afastará das decisões precipitadas e que podem nos levar ao fracasso. No Senhor nós somos mais que vencedores por Cristo Jesus, no nome de quem oramos, amém.
Pr Jason