Perguntas Que Líderes Enfrentam

Meditação do dia: 15/12/2022

“E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito?” (Ex 14.11)

Perguntas Que Líderes Enfrentam – Uma verdade inquestionável do trabalho de aconselhamento pastoral, é que NUNCA se deve assumir responsabilidade que não seja própria. Nunca decida por outra pessoa ainda que à pedido dela. Nunca diga o que ela deve fazer. Apenas e com muito temor de Deus, mostre-lhe os caminhos, as possibilidades e incentive-a na tomada de decisões e sendo possível, ande com ela durante o trajeto. Acompanhe em oração e instrua para que não se desvie ou volte atrás frente às dificuldades. Caso a pessoa desista, queira voltar atrás, o conselheiro não deve impedir e nem fazer ameaças de abandonar e desistir dela. Aqui, se deve rever tudo o que fizeram até então e novamente mostrar as possibilidades e as consequências da nova ação. Ainda assim ela tem o direito de decidir. Provérbios de Salomão diz: “O Homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio” (Pv 29.1). Quando as pessoas estão em aperto e dificuldades elas querem e aceitam fazer escolhas e quando sentem a pressão elas mudam de posição e não levam em conta o trabalho, o investimento feito e não é raro elas voltarem atrás, responsabilizando os líderes e companheiros, pela situação em que se encontram. Aqui, no texto de nossa meditação de hoje, temos um dos exemplos mais visíveis dessa verdade. Os israelitas oprimidos e maltratados no Egito clamaram a Deus por salvação e libertação. Deus ouviu as suas orações e levantou líderes para libertá-los. Eles foram conscientizados de que seria um processo longo e difícil pela dureza do coração do rei do Egito. A fé deles foi trabalhada com sinais e maravilhas operadas por Deus através da instrumentalidade de seus servos e eles testemunharam tudo. Fizeram os rituais de preparação para saída e se comprometeram com todo o processo. Saíram e de forma gloriosa, com a mão poderosa de Deus agindo e operando em favor deles. Mas… na primeira possibilidade de dificuldade, pois de fato ainda não acontecera nada, eles partiram para a murmuração e acusação aos líderes e imputando a eles todas as decisões tomadas e se fizeram de vítimas: “E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito?” Amados pastores, líderes e obreiros da seara do Senhor, isso é possível acontecer com você e comigo e tem se repetido na história da igreja. Confie no Senhor, reafirme seu chamado e sua vocação, esteja certo de que tem feito tudo conforme a Palavra de Deus instrui e se fortaleça no Senhor. “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Ef 6.10-12).

Senhor, nós te adoramos como o Deus verdadeiro e Todo-Poderoso; reconhecemos a salvação e libertação que o Senhor providencia para nós, de modo que podemos sair de um estilo de vida difícil e caminhar em fé juntamente com irmãos de fé e juntos crescermos em graça e alcançarmos os teus propósitos e cumprimos o nosso destino. Hoje, buscamos superar nossas fraquezas e limitações diante das fortes pressões da vida. Agradecemos a tua ajuda para vencermos um dia de cada vez, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário