Meditação do dia: 11/01/2023
“O Senhor é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei.” (Ex 15.2)
Minha Força – Escrevo essas meditações para me instruir com o pensamento investigativo e buscar recursos para a minha alma se ater mais à Palavra de Deus e me levar a manter conectado a Deus e à sua perfeita vontade revelada nas Escrituras. Sei que, mantendo-me firme na verdade bíblica, estarei bem e à caminho de ser ajudado; entendo que isso também pode ser bom para qualquer um entre os filhos de Deus. Não sei jogar xadrez, mas admiro quem sabe e talvez isso até seja um desafio que devo encarar, que no processo de envelhecimento, mexer com atividades que exigem do cérebro, faz muito bem; mas sei um pouquinho de jogar dama, e existe aquele famoso “carrerão ou corredor,” que o primeiro a fazer uma dama e se instalar ali, o pior que pode acontecer é empatar o jogo, mas perder, não perde mais, se ele não sair dali. A vida para o cristão é um grande laboratório de se fazer experiencias e tomar decisões, sempre levando em conta que servimos e pertencemos a Deus e a ele devemos glorificar em tudo, sendo assim, não podemos tomar decisões ou fazer coisas que comprometam nosso propósito principal de vida. Somos mordomos dos bens, talentos e oportunidades que nos são colocados e todo mordomo sabe que um dia vai prestar contas ao seu Senhor e queremos ser recebidos com alegria e sairmos elogiados como bons e fiéis servos, seja no pouco ou no muito que nos foram confiados. Na verdade, não devemos nos preocupar com “o pouco ou muito,” mas em ser fiéis e produtivos com o que está sob nossa responsabilidade. A quantia que tenho, é isso que tenho para desenvolver e multiplicar. Nesse cântico de celebração vitoriosa de Moisés e dos israelitas, às margens do Mar Vermelho, ele cita coisas que até parecem triviais, mas são de grande profundidade e espiritualidade, quando vemos a vida do ponto de vista de Deus. Declarar que “o Senhor é a minha força,” parece o arroz com feijão do dia a dia; mas podemos pensar com o coração e ver que quem faz uma declaração como essa, ou sabe o que isso significa, ou está falando coisas que não lhe faz sentido. Para Deus ser a minha força, eu preciso não ter minha força própria. Não se pode ter dois centros ao mesmo tempo. Para Deus ser a minha força, preciso desenvolver uma dependência e uma confiança diária e constante. Poder confiar nele para deixar as coisas acontecerem no seu tempo e no seu modo, abrindo mão do nosso modo próprio, apressado, precipitado, queimando etapas para “ganhar tempo” e depois vê que de nada valeu. Usando nossa força, muito cedo ficamos cansados, sobrecarregados e esgotados; as palavras para isso são estresse, Burnout, ataque de pânico, etc… o convite de Jesus é diferente: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11.28-30).
Senhor, que bom que podemos dizer, em tom de oração e súplica, que o Senhor é a nossa força. De fato, sejas tu, ó Pai, a nossa força no dia a dia para que possamos prevalecer numa geração cansada e estressada pelas correrias da vida. Temos um Deus grande, poderoso, maravilhoso e que pode nos dar descanso e refrigério, aceitamos a tua oferta e o teu convite, para ir e receber essas dádivas, agradecemos em nome de Jesus, amém.
Pr Jason