Meditação do dia: 12/01/2023
“O Senhor é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei.” (Ex 15.2)
Meu Cântico – A população de certo lugar no interior da África, viaja uma longa distancia para receber atendimento médico e pegar remédios; mas no trajeto eles passavam por um posto médico do governo, com médicos e remédios e iam mais longe onde havia um posto médico missionário. Indago pelas autoridades por que faziam isso, se tinham médicos e remédios iguais bem mais perto deles? A resposta foi que os médicos e os remédios eram iguais, mas as mãos eram diferentes. Certamente já fomos atendidos por médicos e outros profissionais e também percebemos que há certa diferença entre uns e outros e também preferimos uns em detrimento de outro da mesma especialização. Algo é diferente! Nossa meditação de hoje, se refere à declaração feita por Moisés e pelo povo, de que Deus era “o seu cântico.” Existem cânticos e “cânticos!” até uma mesma música pode ser cantada por diferentes intérpretes e ainda assim, com um ela fica marcante, profunda, inesquecível; enquanto com outros, é apenas uma música. Nós cantamos e gostamos de cantar; alguns são bons nisso, talentosos e até são descobertos por profissionais e fazem carreira brilhante e de muito sucesso. Existem tantos outros que são muito afinados, cantam direitinho, agradam bastante, mas continuarão onde estão. Os brasileiros são musicais por natureza; temos a musicalidade no sangue e nossos ritmos são contagiantes e arrebatadores. Tem até o dizer de um poeta do samba: “Brasileiro que não gosta de samba, bom sujeito não é; ou é doente da cabeça ou tem problema no pé!” acredito nos dons e talentos redentivos que Deus distribuiu aos povos e nações, para através deles, produzirem glória, honra e louvor ao Senhor e também proclamar seu nome e fazer conhecido os seus grandes feitos. Como povo recebemos dons como Alegria, Criatividade (jeitinho brasileiro) e musicalidade, o que inclui também as danças festivas. O pecado tem apropriado de todos esses dons e os transformado em motivos de tristeza e vergonha, ao mesclar imoralidade, idolatria e abusividade. Mas isso não muda nem os dons e nem os propósitos divinos e o uso inadequado, não invalida a veracidade daquilo que Deus propôs. As igrejas que tem buscado sabedoria e equilíbrio, tem obtido muitos bons resultados e muita glória e louvor ao Senhor. “Cantai ao SENHOR um cântico novo, cantai ao SENHOR toda a terra. Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; anunciai a sua salvação de dia em dia. Anunciai entre as nações a sua glória; entre todos os povos as suas maravilhas” (Sl 96.1-3).
Senhor, tu és a nossa canção de louvor, alegria e a nossa razão de ser e existirmos como povos. Obrigado pelos dons e talentos redentivos dados ao Brasil e aos brasileiros, para te fazer conhecido, amado e adorado em toda a terra. Somos gratos pela aceitabilidade que temos em todos os lugares e como conseguimos contagiar com alegria e criatividade. Mas temos que pedir perdão, confessar os nossos pecados como povo, ao servir a deuses estranhos, adoração pagã e ofertas e louvores a quem não é salvador e a quem não pode nos abençoar. Mas como teus filhos, reconhecemos que há um só Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, um só Espírito Santo, consolador, guia e ensinador. Obrigado pelos dons e talentos redentivos, que em Cristo são bênçãos para todas as nações. Agradecemos em nome de Jesus, amém.
Pr Jason