A Obra Que Deus Faz

Meditação do dia: 19/01/2023

“Tu, com a tua beneficência, guiaste a este povo, que salvaste; com a tua força o levaste à habitação da tua santidade.” (Ex 15.13)

A Obra Que Deus Faz – Sempre que olhamos para um texto bíblico, temos a primeira impressão, aquela mensagem clara, óbvia e transparente ali na superfície. À medida que cavamos mais como numa caça ao tesouro, vamos encontrando mais preciosidades e as vezes descobrimos verdades eternas, subjacentes e prontas a abençoar a iniciativa investigativa da pessoa ao procurar com mais atenção e intenção como resultado da meditação piedosa e eficiente. Nada na Bíblia é dito de uma vez e nem tão pouco de uma vez para sempre. As revelações divinas são sempre gradativas respeitando o estágio em que cada um de seus filhos se encontram e o nível de maturidade. Assim como uma mãe não dá feijoada para um bebê de poucos dias, mas leite e mantém uma dieta adequada à medida que ele cresce e desenvolve, até o dia em que ele irá saborear aquela feijoada caprichada com toda a família. Ninguém melhor do que o Espírito Santo para saber em que nível e estágio cada um de nós estamos posicionados; anos de casa não significa necessariamente crescimento espiritual e maturidade. Mas sabemos que a completa obra de Deus na vida de qualquer um de seus filhos seguem esses três estágios: Primeiro, a obra que Deus por nós, isto é, a salvação; em segundo lugar, a obra que Deus faz em nós, isto é, a santificação; e em terceiro lugar, a obra que ele faz através de nós, isto é, o serviço. Chegar no segundo e terceiro estágios são consequências naturais de um bom projeto de crescimento da igreja onde esta pessoa está congregando e também da dedicação e consagração dela própria. Uma igreja local pode ter bons ministérios e trabalhos bem consistentes e acessíveis, mas ela não pode fazer ninguém crescer; isso depende de como cada um participa, se alimenta e se exercita nas disciplinas espirituais e se conecta ao Corpo, doa e recebe nutrientes e vida. No texto, que é a letra do cântico que os israelitas estavam cantando e celebrando ao Senhor pela vitória maravilhosa sobre o Faraó e seu exército. Eles reconhecem a bondade e direção de Deus para com o povo que ele mesmo salvara; declaram que foi a força divina que agiu e o levou à uma condição de desfrutar da presença santa e gloriosa de Deus. “A habitação da tua santidade” citada na canção indica que uma condição alcançada por eles com a graça e a força divina foi um nível de comunhão com Deus, de grande aproximação, o que eles estão chamando de “habitação da santidade divina.” Não era apenas salvação no sentido de livramento físico, emocional e geográfico, de tirá-los do governo egípcio, afastá-los do território governado por Faraó e também salvá-los da morte em combate militar. Eles entendiam coisas mais profundas naquela obra de Deus.

Senhor, queremos reconhecer as tuas mãos poderosas operando em nossas vidas, mas não apenas em bênçãos materiais, como nossas vidas de trabalho, finanças e prosperidade, mas a salvação em Cristo, a santificação, a comunhão no Espírito e a graça nos acompanhando dia a dia em tudo fazemos e as tuas mãos prosperam. Seja louvado o teu santo nome, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s