Meditação do dia: 23/01/2023
“Depois fez Moisés partir os israelitas do Mar Vermelho, e saíram ao deserto de Sur; e andaram três dias no deserto, e não acharam água.” (Ex 15.22)
Três Dias no Deserto – A vitória sobre Faraó e seus exércitos já ficou para trás, é passado! A celebração também já terminou e agora chegou a hora de marchar, afinal eles saíram do Egito para chegarem a um destino, que levaria muitos dias de caminhada. Entre a partida e a chegada há um espaço que deve ser levado em consideração, porque ali acontecem coisas. Entre o nosso nascimento e o fim dos nossos dias acontecem coisas, ou seja, a vida acontece. O que fazemos dentro desse espaço temporal pode definir o que somos e o propósito que estabelecemos para fazer uso da vida. “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal” (2 Co 5.10). Olha a importância que tem a expressão paulina “… o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.” Recebemos um corpo quando nascemos e perdemos esse corpo quando morremos; tudo o que acontece conosco durante esse período de tempo, se conta como tempo útil do qual prestaremos conta. A conclusão lógica é que esse trajeto de existência é crucial e Deus irá pedir contas. Quando alguém embarca em uma viagem ou jornada, o percurso pode ser longo ou não, mas ele existe e nele há coisas para serem vistas, apreciadas, lições a aprender, serviços a prestar e não deixar que tudo seja um vazio imenso. Os israelitas se puseram em marcha e após três dias de caminhada, surgiu algo importante; os recursos que tinham até então se esgotaram. Nada de anormal até aí, recursos humanos e materiais se esgotam e também naquelas condições eles não tinham como ter e manter suprimentos que suportassem todo o trajeto, ainda que andassem continuamente, até chegar ao destino. A vida de fé proporciona esses eventos, não por incapacidade administrativa de Deus que está no comando de nossas vidas e ministérios. Acontecem porque precisamos aprender novas lições a cada dia e o fim de alguma coisa é oportunidade para o começo ou o surgimento de outras. Até a vida nasce da morte. “Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto” (Jo 12.24). Aos Romanos 6.8 Paulo afirma esse princípio vital da fé cristã: “Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos.” Três dias são suficientes para uma mudança completa no cenário de uma jornada. Na vida de fé, não é diferente! Quando seus recursos terminarem, isso não é o fim, pode ser o começo de algo ainda mais maravilhoso!
Senhor, agradecemos por partimos para uma jornada, ainda que seja no deserto, mas estamos sob as tuas ordens e seguindo um roteiro traçado por ti. Acreditamos sem tua sabedoria e capacidade de nos guiar por caminhos de vida e jamais nos colocarás em situação onde a tua graça e o teu poder não poderão nos ajudar. Expressamos nossa confiança na tua Palavra e sempre esperaremos em ti. Obrigado pelo teu previdente cuidado, em nome de Jesus, amém.
Pr Jason