Águas de Mara

Meditação do dia: 26/01/2023

“Então chegaram a Mara; mas não puderam beber das águas de Mara, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara.” (Ex 15.23)

Águas de Mara – Não foi por acaso que pessoas deram àquele lugar o nome de Mara, que significa “amarga.” Outras pessoas já tinham passado por ali, certamente com as mesmas necessidades e com as mesmas expectativas que os israelitas chegaram. O que podemos aprender com isso e muito importante. Aprendemos com as experiencias dos outros, das pessoas que nos antecederam e até mesmo dos pioneiros. Vemos ou lemos sobre as suas experiencias e como eles enfrentaram realidades difíceis, foram desbravadores e ainda assim, não conseguiram prevalecer em tudo. A mensagem daqueles que passaram antes por Mara, deixadas ali, para os próximos que parassem cheios de desejos e expectativas, era que aquelas águas não eram boas e saudáveis. Não tinha utilidade, consequentemente, aquele não era um lugar para se permanecer, ou habitar. Quando chegamos a um novo lugar, tanto faz se é um lugar de moradia, de trabalho, lazer ou ministério, e também até etapas da vida; alguém já passou ali antes da gente. Alguém já vivenciou experiencias ali e muitas delas deixaram mensagens. Alguns que ali estão, se prontificam a nos dizer aquilo que ainda não sabemos e que eles querem nos avisar, para nosso próprio bem. Ouvi uma verdade sobre aqueles pioneiros colonizadores americanos que foram para o interior em terras bravias; alguém que estava chegando a um povoado perguntou a um morador local: Como são as pessoas desse local? A resposta do morador foi com uma outra pergunta e um comentário: Como eram as pessoas de onde o senhor vem? As pessoas daqui são como elas. A moral da história, é que o nosso proceder determina as nossas relações. Pessoas boas, onde quer que elas vão, encontrarão pessoas boas e elas farão boas amizades. Pessoas de difícil relacionamento social, onde quer que chegar, encontrará dificuldades no relacionamento. Faço aqui uma pergunta: o que haveria de diferente entre todos que já haviam passado por Mara e esses israelitas que acabavam de chegar, sedentos e necessitados de águas e encontram as mesmas águas que todos os demais? Qual a diferença entre todos que nos antecederam e nós que estamos acabando de chegar? Temos um trunfo ou somos como todos os outros?

Senhor, a nossa identidade faz toda a diferença em relação aquilo que as pessoas pensam e sobre a experiencia delas. O Senhor é a diferença em nossas vidas. Isso muda tudo, isso faz e é a diferença. Obrigado por Jesus ser a água da vida e ele sarar e mudar a nossa história. Amém.

Pr Jason

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s