Fazer o Que é Reto

Meditação do dia: 1°/02/2023

“E disse: Se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o Senhor que te sara.” (Ex 15.26)

Fazer o Que é Reto – O ouvir atento podemos considerar uma atitude passiva e que exige quietude. Deve-se observar a contemplação e certamente se trata de intimidade e individualidade. Cada um tem sua forma de ouvir e para fazer bem talvez tenha que se isolar, se distanciar dos agitos e barulhos da vida. Exige disciplina interior. O nosso momento de hoje, nos chama para fazer o que é reto; agora então há ação, movimento, decisão e determinação. Cada cristão ao se comprometer a andar com Deus, na verdade se compromete a seguir as regras de Deus, e a ação de retidão vai exigir um alvo a ser atingido, pois alguém será beneficiado ou parceiro na minha ação. Para ser reto, é preciso algum tipo de relacionamento com outras pessoas. Também podemos depreender que esse fazer o que é reto, é resultado do ouvir atento as instruções divinas. Existem coisas nessas vidas que já sabemos o que fazer e como fazer, sem que precisemos de novas instruções; mas como filhos e servos de Deus, sob o seu comando podem ser alterados muitos desses caminhos ou apenas uma ação, que saia da normalidade usual. Podemos ver muitos exemplos bíblicos de como Deus dá instruções para algo que ele deseja. Vamos pensar em Noé, que recebeu a instrução para construir uma arca. Não era qualquer arca, mas essa tinha medidas e padrões específicos, para finalidades específicas, para um propósito específico. Noé tinha que se enquadrar e se adaptar. Abraão em mais de uma situação, Deus se lhe revelou e ordenou que mudasse de lugar, fizesse determinado tipo de sacrifício de determinada forma e aquilo tinha especificações próprias. Com Isaque, vemos ele recebendo instruções para não se mudar para o Egito quando todos estavam fazendo isso para fugir da seca prolongada. Ele obedeceu, plantou e colheu como nunca antes e prosperou no momento e situação que humanamente sereia impossível. “E apareceu-lhe o Senhor, e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser; Assim habitou Isaque em Gerar. E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o Senhor o abençoava. E engrandeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se, até que se tornou mui poderoso” (Gn 26.2,6,12,13). Jó é um dos grandes exemplos de retidão diante de Deus. “Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal” (Jó 1.1). A prática da retidão tem seus benefícios e é uma virtude apreciada por Deus. Ela faz parte das disciplinas que devemos exercitar na vida.

Senhor Deus e Pai, agradecemos pelo dia de hoje, pelas lições de vida e crescimento que podemos ter que farão a diferença na nossa própria vida e também para com todas as pessoas que andam ao nosso lado na mesma jornada diante do Senhor. Queremos muito fazer o melhor com tudo aquilo que temos recebido de ti e para isso buscamos o crescimento e a maturidade em Cristo Jesus. No teu nome oramos, amém.

Pr Jason

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s