As Panelas de Carne

Meditação do dia: 09/02/2023

“E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera tivéssemos morrido por mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes trazido a este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão.” (Ex 16.3)

As Panelas de Carne – Me desculpem se entenderem que sou cético em relação a essas justificativas dos hebreus, sobre as suas “paneladas de carne.” Como escravos de Faraó é muito improvável que eles realmente vivessem em fartura e abastança de alimentos. Eles estavam clamando a Deus por socorro e livramento pelo excesso de sofrimento e opressão exercida sobre eles. Dificilmente encontraremos um registro de algum povo escravizado, por soberanos vis e déspotas que serviam porções generosas de alimentos e cuidados aos seus escravizados. Eu não acredito mesmo nessa conversa. Por outro lado, ao conduzir nossa meditação para aplicações espirituais, lançando mão das analogias, detectamos a verdade que eles estavam baseando a sua satisfação, em elementos materiais, como comida. Eles valorizavam a barriga cheia como evidencia de ser e estar abençoado e tendo o favor de Deus. As panelas de carne nos falam de gostarem mais dos prazeres e satisfações físicas, do que dependerem da confiança em Deus e acreditar no poder da Palavra de Deus para se sentirem verdadeiramente satisfeitos e realizados. Na Bíblia, esse hábito de procurar satisfação nos instintos apontam um caminho diferente da espiritualidade saudável. Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis (Gl 5.17,18). Escrevendo aos romanos, Paulo disse para tomar os devidos cuidados e evitar os excessos pedidos pela carne. Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências (Rm 13.13,14). O sábio rei Salomão, também discorreu sobre essas práticas que induzem a más ações. Ai de ti, ó terra, quando teu rei é uma criança, e cujos príncipes comem de manhã. Bem-aventurada tu, ó terra, quando teu rei é filho dos nobres, e teus príncipes comem a tempo, para se fortalecerem, e não para bebedice (Ec 10.16,17).Poderíamos ir longe aqui citando textos e falando sobre carne, carnalidade e atitudes de imaturidade entre pessoas que deveriam estar progredindo e ajudando na liderança. Eles citaram que se considerariam venturosos se tivessem morrido no Egito, sob disciplina de Deus, junto à panelas de comido. Sinceramente, é melhor ouvir isso, do que ser surdo!

Senhor, obrigado por nem sempre levar em consideração as falas insensatas de pessoas que se propõe andar na luz e praticar a verdade e logo se perdem em ações e atitudes carnais e que diferem tanto da verdade da comunhão com Deus. Pedimos graça e sabedoria para andarmos acima dessas mediocridades, pelo amor e em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário