Meditação do dia: 10/02/2023
“E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera tivéssemos morrido por mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes trazido a este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão.” (Ex 16.3)
A Tartaruga Em Cima Do Poste – Você deve estar curioso por esse título da meditação de hoje. O que tem uma coisa à ver com outra? Esta expressão faz parte do universo da liderança e governo. Na natureza sabemos muito bem que uma tartaruga não escala árvores e por isso, ninguém jamais espera encontrar uma tartaruga no alto e muito menos em um poste. Se alguém encontrar um animal dessa espécie no topo de um poste, a pergunta óbvia que fará é: Quem colocou esse animal ali? Porque por si mesma ela jamais chegaria ou se abrigaria num lugar como um poste. Alguém a colocou lá! Quando encontramos uma pessoa numa função ou posição de autoridade e responsabilidade, para a qual ela não tem a menor qualificação ou condição de chegar lá, fazemos essa pergunta: Quem colocou essa tartaruga ali? Estou me valendo dessa figura, para pensar sobre as palavras inapropriadas dos hebreus, questionando Moisés pela condição em que se encontravam naquele deserto, à caminho de Canaã. A palavra deles dirigida à liderança foi: “Por que nos tendes trazido a este deserto?” Será que eles não sabiam mesmo porque estavam no deserto? Eles não sabiam a finalidade da saída de todos eles do Egito? Não lhes fora esclarecido sobre a rota a ser tomada para chegarem na Terra Prometida? Para todas essas perguntas e outras mais, a resposta é sim! Eles sabiam, foram informados e caminharam por conta própria, com suas pernas e na saída todos estavam felizes e mesmo depois de atravessarem o Mar Vermelho, estavam celebrando a grandeza de Deus e o seu poder de livrar e proteger. Esqueceram tudo? Amnésia coletiva? O que podemos aprender com isso? Sabemos que enfrentaremos lutas, provações e tribulações na vida, o nosso Senhor Jesus falou sobre isso e temos experimentado mesmo essas coisas. “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16.33). Entendemos não ser admissível a um servo de Deus, se revoltar, desanimar e começar a murmurar e a praguejar porque está numa situação ou condição difícil. Muito do que nos acontece é resultado natural de nossas escolhas anteriores e do nosso padrão e estilo de vida. Ainda assim, somos estimulados pela Palavra do Senhor, a sermos mansos e piedosos, aprendendo com cada oportunidade, pois isso pode servir para nosso crescimento e edificação. “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5.3-5).
Senhor, obrigado por nos colocar numa caminhada em direção a vida vitoriosa e à maturidade na fé. Nesse processo, temos muito a aprender e precisamos confiar em ti e nas tuas promessas, porque o Senhor é fiel e justo e tem grandes planos para cada um de seus filhos. Precisamos de tua graça para aprendermos as lições em cada estação de nossa jornada, para ao final estarmos crescidos e produtivos para a tua glória. Agradecemos a ajuda nessa caminhada, em nome de Jesus, amém.
Pr Jason