Meditação do dia: 13/03/2023
“Tendo pois ali o povo sede de água, o povo murmurou contra Moisés, e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado?” (Ex 17.3)
Perguntas Que Ofendem – Costumamos dizer que perguntar não ofende.Não ofende quando apenas deseja informação. Quando porém, a razão da indagação não é amistosa ou informativa, ao contrário, ela expressa ressentimentos, amarguras, desconfianças e acusações, aí a conotação é realmente outra. Quero até aproveitar o ensejo do assunto para dizer que o Reino de Deus tem uma linguagem própria, que é a linguagem do amor. Também o reino das trevas tem sua linguagem, que é da acusação. Ambas as linguagens refletem o caráter dos seus senhores. Deus é amor, Jesus é o amor encarnado em pessoa, o Espírito Santo é pleno de amor. O Diabo é o acusador dos filhos de Deus e é um traço do seu caráter. Portanto, quando as pessoas expressam seus sentimentos, suas vontades e transmitem o que há em seus corações, notadamente é possível distinguir as linguagens que estão sendo utilizadas. Vejamos o conteúdo da conversa desses israelitas para com Moisés e a extensão dela que chega até Deus, que é o Senhor deles e de Moisés: A primeira pergunta foi por que Moisés os fizeram subir do Egito. Para começo de conversa, Moisés apareceu na vida deles, em resposta as orações deles pedindo ajuda divina para se libertarem do cativeiro a que estavam submetidos. Estavam sofrendo uma dura opressão e reivindicaram as promessas que Deus havia feito aos patriarcas do passado. Também podemos compreender que eles sabiam a resposta para as próprias perguntas. Deus não iria tirá-los do Egito para em seguida deixá-los perecer ali no deserto. Quando dirigiam aquelas perguntas a Moisés, na verdade estavam dirigindo-as a Deus, que era o Senhor deles e de Moisés. Acusavam a Moisés de premeditar o mal deles, ou no mínimo ser irresponsável, tirando-os de uma condição estável, para leva-los à dificuldades e até risco de não sobreviverem. Para quem será que estamos direcionando as nossas intenções? O que a nossa linguagem interior está revelando?
Senhor, obrigado por cuidar de nós e prover os cuidados necessários todos os dias, através dos muitos meios disponíveis a ti. Também agradecemos pelos líderes humanos que tens colocado sobre o teu povo para conduzir-nos como a um rebanho, com cuidados e ajuda em todos os níveis. Somos gratos, em nome de Jesus, amém.
Pr Jason