Meditação do dia: 04/04/2023
“Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs.” (Ex 17.12)
As Mãos de Moisés Eram Pesadas – A razão de meditarmos é conseguir extrair alimento espiritual para nossa edificação e crescimento. Não estamos propensos a discutir doutrinas, costumes ou tecer críticas ácidas sobre as pessoas e suas histórias. Comparamos as verdades naturais, materiais, físicas e circunstanciais para fazer analogia com realidades espirituais lá e cá, para estabelecer um parâmetro onde nós mesmos poderemos nos situar e então aplicar às nossas vidas. Estudamos a Palavra de Deus com o coração temente, humilde, desejoso de aprender e aberto àquilo que o Espírito Santo pode e quer fazer; pois ele estava lá, presente ao vivo e à cores, inspirando e ajudando aquelas pessoas e ajudou nas transcrições humanas das verdades divinas e fê-las chegar até nós e aplica-as em nossas vidas hoje. Então respeitamos muito a verdade revelada por Deus em sua santa Palavra. Sabemos que quem escreveu o Livro de Êxodo, foi o próprio Moisés e as histórias narradas aqui, ele estava presente, fez parte delas e quando não era ele, estava presente ajudando a resolver as questões que geraram a narrativa. Como ele descreveu que suas mãos eram pesadas, entendemos isso como entenderíamos qualquer descrição de alguém que precisou ficar um longo tempo em oração a Deus, com as mãos levantadas e também se cansou e as juntas começaram a doer, simples assim! Em português temos uma expressão figurada semelhante, com a mesma grafia, mas como se trata de uma figura de linguagem o significado é outro. Quando dizemos que alguém tem a(s) mão(s) pesadas, significa que como líder, ele é uma pessoa severa, que não tolera deslizes e faz muitas cobranças de quem está sob suas ordens. Quando tem que punir ou aplicar disciplina, já se sabe que é sem compaixão. No caso de Moisés, se tratava de peso físico, ou seja, era literal a expressão. Ele deveria ser um homem octagenário e o corpo já cobrava um certo preço, por isso mesmo, para ele ficar por longos períodos em oração, com os braços levantados, era desgastante fisicamente e lhe produziam dores. Líderes são homens como todos os demais, eles também sofrem com as limitações físicas de peso, idade, condições de preparo físico, clima, e tudo o que já sabemos. Líderes realizam grande trabalhos e fazem a diferença em suas áreas de atuação, mais ainda são homens e precisam ser respeitadas as suas limitações e cooperar para que eles possam continuar servindo. Ninguém deve ser privado de servir porque tem limitações ou com o passar dos anos surgiram alterações em sua vida e exige mais cuidados e proteções. O caráter de uma pessoa deve permanecer fiel e íntegro a vida inteira; o zelo, a santidade, a consagração e alegria de servir, isso nunca deve desaparecer com o passar dos anos. Mas as demais coisas os liderados precisam compreender e cooperar. Para o bem de todos. Também ele reconhecer seus limites e aceitar ajuda é sinal de humildade e respeito ao seu organismo e àqueles a quem ele ama e serve.
Senhor, obrigado por nos criar e nos dar oportunidade de servir e saber que a jornada física e cobra o seu preço e precisamos respeitar nossos limites. A graça e a bênção do Senhor continuará com todos nós, até o dia que nossa participação deva terminar segundo a sua presciência e graça. Agradecemos, em nome de Jesus, amém.
Pr Jason