Homens que Odeiam a Avareza

Meditação do dia: 12/05/2023

“E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta, e maiorais de dez;” (Ex 18.21)

Homens Odeiam a Avareza – Somos instados a amar a Deus, ao próximo, a verdade, a justiça, a santidade, amar o bem e o bom, mas igualmente somos chamados e exortados a aborrecer, odiar, detestar o mal e tudo que lhe diz respeito ou disso se aproxima. Quando estudamos os ensinamentos sobre batalhas espirituais e os confrontos enfrentados pelo Reino de Deus, aprendemos que os princípios divinos são diametralmente opostos ao planos e princípios malignos. Até mesmo as citações básicas da fé nos levam a isso, antagonizar com o mal. “O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.” (Rm 12.9). Na sua carta aos cristãos efésios, no quarto capítulo, ao ensinar a viverem como novas criaturas e assim agradarem a Deus, Paulo apresenta uma série de verdades que devem ser incorporadas na vida justamente em oposição frontal à condutas anteriormente enraizadas na vida da pessoa. “Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade” (Ef 4.25,28). Aqui aparece deixar a mentira e falar a verdade – parar de furtar e trabalhar para suprir e repartir. No contexto ele ainda cita, irar sem pecar, evitar palavras torpes, mas utilizar palavras edificantes. Jetro cita para Moisés que uma quarta qualidade nativa em pessoas que podem servir na liderança é pessoas que detestam a avareza; estamos falando de honestidade e transparência. O posto de avareza e generosidade. Pessoas generosas detestam mesquinhez, avareza e pessoas sovinas, “mãos de vaca” como diz a cultura popular brasileira. Para cargos e funções onde vai lidar com juízo e justiça e questões de valores, é imprescindível que as pessoas em posição de liderança, precisam ter caráter ilibado e terem valores morais e pessoais de honestidade e vida transparente. Acreditamos que aquilo que era bom para os dias de Moisés, também o seja para a igreja de Cristo no século XXI. Na escolha de líderes cristãos esse é um bom critério; pois como ensinou Paulo: “Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores” (1 Tm 6.9,10). Aquilo que tem um começo simples, humilde e sem grandes pretensões torna-se um farto pesado, atraindo a pessoa para um abismo de insatisfação e ganancia que o destrói por dentro e depois arrasta tudo ao seu redor para a destruição e ruína. Líderes precisam ter características excelentes para servirem com excelência.

Senhor, te agradecemos por suprir em Cristo Jesus cada uma das nossas necessidades e isso com muita generosidade e fartura. Somos gratos por cuidar para os teus obreiros sejam pessoas de caráter e poderem viver acima da mediocridade e sem precisarem se apegar a valores destrutivos da vida espiritual e assim causarem ruina ao teu reino e à obra do Senhor. Te agradecemos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s